domingo, 26 de fevereiro de 2012

O Hotel Lisbonense

Já há uns tempos tinha falado de um trabalho sobre o Hotel Lisbonense, que um amigo de seu nome, Vicent Craveiro Martins, estava a levar a cabo.
Pois bem esta semana este nosso amigo que eu não tinha o prazer de conhecer, teve a gentileza de me oferecer este magnífico trabalho agora publicado em livro.

A História Social e Arquitectónica do Grande Hotel Lisbonense, é um trabalho de grande pesquisa, e que obviamente contou com a colaboração de várias pessoas ligadas à história da Cidade, sim porque quem pretender contar com a ajuda da autarquia para coisas deste género, esqueça, porque para haver um Arquivo Municipal era preciso que as pessoas tivessem um mínimo de sensibilidade e isto é pedir muito.

Mas voltando ao livro, que é o que verdadeiramente importa, um dos capítulos que me surpreendeu, por não estar à espera, é dedicado aos Bailes de Carnaval que o Velho Lisbonense, já em fase decadente, levava a efeito com organização da Sociedade Columbófila Caldense.

O salão nobre era arrumado com as cadeiras da frente onde as meninas aguardavam pelo “cavalheiro” que as viria buscar para a dança. E na fila de trás, com um ângulo de visão de  360º estavam as “mãezinhas” que vigiavam o comportamento das respectivas donzelas, não fosse o “Cavalheiro” colocar a perninha em sítio menos adequado.

Para iludir esta apertada vigilância, era aqui que entrava a “celebérrima” coluna central,

Uma espécie de eclipse de filha aos olhos da mãezinha.

Claro que não será necessário mencionar que aquele metro quadrado era o mais disputado do Atlântico aos Urais.

Oposto à fila das cadeiras ficava o grupo de jovens que não tinha sido bem sucedido nos convites para a dança, o que na gíria se dizia que tinha levado uma grande tampa, mas que já se perfilava como “predador” da sua próxima presa.

 Claro que o livro tem assuntos muito mais interessantes do que este, por isso os meus parabéns ao Autor, e já agora se alguém estiver interessado em adquirir, o número de telefone do Vicent é 912653639.       

6 comentários:

Vincent Martins disse...

Desde já agradeço as felicitações, realmente este livro foi fruto de grande trabalho e dedicação que no fim foi e é compensada por elogios tais como este feito pelo caro amigo Ventura.
Muito Obrigado pela publicação e divulgação
Espero que continue a apreciar a leitura....
Bem Haja

AL disse...

Parabéns Vicente...
Felicidades!
A L

A Leonardo disse...

Parabéns Vicente!
Felicidades
Al

Unknown disse...

Ex.mos Srs,

Gostaria de saber como adquirir um exemplar do Livro sobre o Hotel Lisbonense, de Vincent Craveiro Martins.

Aguardo a vossa amável resposta.
Obrigada.

Julieta Cabrita

Unknown disse...

Exmos Srs,

Venho por este meio saber como adquirir um exemplar do livro sobre o hotel Lisbonense do Sr.Vincent Craveiro Martins.
Aguardo a vossa amável resposta.
obrigada.
Julieta Cabrita

Cristina disse...

Boa tarde, Gostaria muito de entrar em contacto com o autor do livro, Vincent Craveiro Martins, sobre este tema. Deixo o meu e-mail cristina.drios@yahoo.com e desde já agradeço ao autor caso leia esta mensagem e me contacte. Muito grata. Cristina Drios