domingo, 10 de abril de 2011

O Comércio de Rua

Olá "Zé" Ventura, como és interessado na causa do Comércio de Rua envio este pequeno texto
O que vou escrever a seguir é apenas um desabafo meu e dou-te estas informações apenas para que possas estar ao corrente do que se passa aqui em Montreal, sobre o problema das grandes superfícies, que vão arruinando o comércio tradicional, tal como nas Caldas da Rainha.
Existia aqui uma zona de grande comércio conhecida pela "Rue St Hubert"
Com a prolificação das grandes superfícies, muitas lojas foram obrigadas a fechar por falta de clientes.
Devido a este problema, os comerciantes daquela zona, juntaram-se numa associação e em conjunto com a Câmara Municipal, instalaram um sistema que protege os clientes da chuva e do Sol enquanto andam na rua escolhendo as lojas que lhe interessam.
Segundo ouvi dizer, muitas lojas voltaram a abrir, mas para outras o mal já estava feito.
Pessoalmente, quando vamos a Portugal, apenas compramos os géneros alimentícios nas grandes superfícies, e mesmo assim, também gostamos da mercearia Pena, para certas coisas.
Tudo o resto, adoramos encorajar o comércio tradicional.
A minha filha Diane (33 anos) além dos estabelecimentos da Rua das Montras, também compra muita coisa na Rua da Cova do Onça.
Portanto, depois de ler os teus comentários relativos à imagem recuperada de um Power Point, lembrei-me de ir até a rua Santo Humberto e tirar algumas fotos para te mostar o trabalho que fizeram, mas sinceramente, ando um pouco ocupado, sem tempo para ser fotógrafo.
Lembrei-me então de fazer uma busca no Goggle, e escolhi estas 3 imagens que demonstram o que acima relatei.
Provavelmente, estas imagens foram gravadas no fim do Outono, pois há poucas pessoas na rua, e as árvores estão sem folhas, mas sempre dá uma ideia do que foi feito.
Numa outra ocasião, mando-te um link, para veres o que uns músicos fizeram benevolamente para encorajarem os clientes a fazerem as compras no comércio tradicional, mas numa outra zona de Montreal.
Um grande abraço e até breve.
Faustino do Rosário


2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem pensado! Existe em reduzida escala, numa famosa pastelaria, em Faro, para que no inverno os clientes possam estar nas esplanadas sem ficarem molhados. Vi também em algumas artérias em Ayamonte (Espanha).

Anónimo disse...

Esqueci-me de assinar
Lurdes Peça