domingo, 11 de fevereiro de 2018

Eden-Palace Hotel

Há dias para responder a um pedido de um amigo andei a vasculhar nos meus "arquivos" publicações sobre os hotéis das Caldas no princípio do século XX.

O Hotel da Copa situava-se na Rua Miguel Bombarda, antiga Rua Serpa Pinto, e quando o seu proprietário Manuel Saudade e Silva inaugurou em 1900, era uma das principais unidades hoteleira da região.

“Estabelecimento de primeira ordem na artéria de maior circulação, a dois minutos da Estação do Caminho-de-ferro e do estabelecimento Thermal, possuindo uma espaçosa e magnífica casa de jantar com mezas para 1 a 6 pessoas.”Este cartaz do Hotel da Copa chamou-me a atenção não para o hotel propriamente mas para outro Hotel do mesmo proprietário, o Hotel Éden na Foz do Arelho.

Por 400 réis, os seus clientes podiam viajar de Caldas à Foz do Arelho e voltar, e por 800 réis tinham um jantar de 5 pratos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Zé, pelo menos a malta dos anos 50/60, se lembrará desse hotel, mas quem passe nesse mesmo lugar, (a não ser que pare e tente se lembrar como era,) visto agora serem montras e casas de comercio umas a seguir ás outras, é difícil dizer se seria mais bonito terem mantido a fachada e os estabelecimentos nas grandes salas que havia. Fui ver um vídeo sobre as Caldas, nesse mesmo lugar e nada me diz. Quando aí for, se me lembrar vou parar e reparar melhor e tentar recriar como era antes e comparar (se o cérebro, assim permitir). Zé, mantém as Caldas "antiga" viva, pois é para isso que te pagamos J. Chaves

Fernando Santos disse...

Conheci o Hotel da Copa nos finais dos anos 40, tal como está na foto, e também o senhor Manuel Saudade e Silva, não me recordo se irmão ou familiar do Dr. Juiz Augusto Saudade e Silva, que foi Presidente da Câmara.
O Eden-Palace Hotel na Foz do Arelho situava-se onde está o Hotel do Facho, mas não o conheci.
Surpreende-me é o número de quartos e os 5 pratos ao jantar e 4 ao almoço.
Eu bem tenho vasculhado o Sótão lá de casa, mas preciosidades destas não aparecem.
Espero que encontres mais material daqueles tempos para nos mostrar.

MaximinoMartins disse...

Grande Zé, como o Chaves também eu reforço..: é para isto que te pagamos...

E como o fim do mês ainda vem longe aqui ficam uns trocados...:

Um abraço de muita amizade e obrigado por nos ajudares a mater viva a memória...