sábado, 11 de dezembro de 2010

Uma viagem ao passado

Hoje vou utilizar a mesma fotografia que utilizei no Blog dos Antigos Alunos da Escola, porque esta é a imagem que hoje me fez recuar 40 anos e me levou novamente para a Rua Jacinto Ribeiro ali no Bairro da Ponte onde no sótão do Tomé nasceu e cresceu o “Grupo Académico Estrelas da Juventude” mais tarde, entrando na onda revolucionária o Clube Operário “Os Estrelas”.
Pois o meu amigo Tomé, completou 60 anos, nada de extraordinário, só que neste caso, este Amigo trava uma luta sem quartel com a doença. A coisa não está fácil, mas a sua vontade de viver é um exemplo que nos deixa envergonhados quando pensamos que os nossos problemas são muito importantes.
Falámos dos Estrelas, dos Amigos, da Escola, do Ping-Pong e de tantas outras coisas, e curiosamente quando demos por isso já estávamos a fazer planos para o futuro.

Quando a festa acabou vinha pelo caminho a pensar como nós damos pouco valor às pequenas coisas da vida.

Prometi lá voltar um dia destes, porque faz bem à alma recuar 40 anos e perceber que a vida só faz sentido quando temos amigos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Encontrar amigos do passado tem sido para mim um dos maiores prazeres nestes últimos anos.
Não imaginam como foi bom no passado mês de Setembro reencontrar em Estremoz (sua Terra Natal) o "Alentejano". Meu amigo e colega de turma no terceiro ano da velha Marquês. Passaram mais de sessenta anos e nunca esqueci o Angélico da Encarnação Tempero Canhão!? Sim! É mesmo este o nome dele.
Ao longo dos tempos todas as vezes que passava por Estremoz tentava saber o paradeiro do Angélico mas nunca obtive qualquer pista.
Finalmente há cerca de dois anos, falando com uma jovem natural de Estremoz contei-lhe a minha história e acertei no alvo! A moça não só conhecia o senhor Angélico como passados uns dias me deu o contacto dele.
É bem verdade Zé Ventura. A mim também me fez bem à alma recuar sessenta e tantos anos atrás!
Um abraço.
Fernando Santos-

Anónimo disse...

É sempre muito agradável reencontrar amigos...
No mês passado, estive internado por ter sido sujeito a uma intervenção cirúrgica...
Na cama ao lado na enfermaria,um outro doente com quem troquei algumas conversas...
Ao saber de que terra era natural comentei...: interessante tive um amigo natural dessa terra que não vejo há mais de cinquenta anos, já diversas vezes ao encontrar pessoas da mesma terra perguntei por ele e ninguém me acrescentou algo de importante...
O vizinho da cama ao lado sorriu e disse-me...: conheço muito bem esse seu amigo de há tantos anos e acrescento-lhe que é possível que hoje ou amanhã ainda o vá rever...
Explicou-me então que ambos são cunhados (em duplicado...), porque casados com as respectivas irmãs um do outro...
E aconteceu mesmo...:no dia seguinte e passados cerca de 53 anos voltei a dar um abraço ao meu amigo António...o "rato" como lhe chamávamos, porque a jogar à bola era no nosso tempo...um autentico "rato atómico"...
As voltas que a vida nos faz dar, para nos podermos reencontrar...!!

Abraço

Maximino

Fernando Santos disse...

Curiosamente, e por coincidência, eu também estava internado no Hospital quando a tal jovem que era Fisioterapeuta, me deu o contacto do Angélico.

Um abraço ao Maximino.

Fernando Santos.

Anónimo disse...

Um abraço também para o amigo Fernando Santos...

A verdade, é que mesmo em momentos difíceis da vida...podemos sempre ter coisas que nos dão alegria...!!!

Maximino

Anónimo disse...

O amigo Tomé foi companheiro meu de algumas viagens por essa Europa, além de mesa-tenista é um bom amigo desde há muitos anos, desejo umas boas melhoras e for para o que falta vencer poiis não podemos desistir de viver.
Um grande abraço de
José Feliciano