segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Cerâmica 2009 – Ferreira da Silva

No próximo dia 1 de Fevereiro vai ter lugar no CCC a apresentação da Festa da Cerâmica 2009 que tem como comissário o Historiador João Serra.
A apresentação do evento vai também proporcionar uma homenagem ao artista Ferreira da Silva que celebrou recentemente o 80º aniversário.

Associando-me ao acontecimento, publico aqui um postal muito interessante do artista, alusivo ao Natal, que faz parte da colecção do Valentino Subtil que amavelmente me permitiu partilhá-lo com os amigos que por aqui passam.

Ainda sobre o artista alguns dados biográficos:
Nasceu no Porto em 1928, mas foi em Coimbra que despertou para a arte, ao ingressar na escola Avelar Brotero.
Aos 16 anos ingressa numa cerâmica do Bombarral, passa por Alcobaça e chega à Secla aos 26 Anos para chefiar a secção de pintura.
Em 1949 integra um grupo de figuras seleccionadas para expor na Gulbenkian e em 1958 inicia a produção própria na oficina do Afonso Angélico que vendia numa loja do Chiado em Lisboa.
Mais tarde, Ferreira da Silva tornou-se designer, mas não abandonou a produção a partir da roda. Esteve também envolvido na criação do Cencal - Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica, nas Caldas da Rainha, onde deu formação e realiza projectos especiais sob encomenda.

"puchei" este comentário para a face do blog porque o considero um contributo muito interessante:

Um verdadeiro artista! Tive a sorte de conviver com ele, a esposa e os dois filhos, quando moravam no Bairro da Ponte. Ele conheceu o meu pai na fábrica "Coimbra Frutuoso",e desde essa altura tornaram-se inseparáveis!Quando chegaram ao Bombarral para trabalharem na fábrica "Cerâmica Bombarralense", morreram de amores por duas amigas naturais daquela terra e casaram-se. Ele com a Maria José e o meu pai com a minha mãe. Quando chegaram à SECLA conheceram a Madame Hansi Staell, pintora húngara. Foram amigos do saudoso Hernâni Lopes,antigo professor de desenho da Escola Comercial e Industrial das Caldas da Rainha,cenógrafo da RTP desde 1957 e amigo lá de casa (tenho um quadro pintado por ele, como oferta de casamento).Mais tarde o meu pai teve a oferta da SEOL e lá ficou a SECLA pelo caminho.Ao remexer nas minhas recordações, encontrei este programa da festa de Natal de 1956 que acho muito interessante, pois figuram os nomes de meus pais, o meu,o Ferreira da Silva,a Madame Staell e o Hernâni Lopes...e eu lembro-me disto como se fosse hoje! O grande Hernâni faleceu em 1997. Actualmente, a esposa de Luis Ferreira da Silva,Maria José encontra-se ausente de Portugal,um dos filhos encontra-se a viver na Suiça e o outro em Lisboa e eu tenho as gratas lembranças de ter brincado com eles...


Lurdes Peça

2 comentários:

Anónimo disse...

Um verdadeiro artista!Tive a sorte de conviver com ele, a esposa e os dois filhos, quando moravam no Bairro da Ponte. Ele conheceu o meu pai na fábrica "Coimbra Frutuoso",e desde essa altura tornaram-se inseparáveis!Quando chegaram ao Bombarral para trabalharem na fábrica "Cerâmica Bombarralense", morreram de amores por duas amigas naturais daquela terra e casaram-se. Ele com a Maria José e o meu pai com a minha mãe. Quando chegaram à SECLA conheceram a Madame Hansi Staell, pintora húngara. Foram amigos do saudoso Hernâni Lopes,antigo professor de desenho da Escola Comercial e Industrial das Caldas da Rainha,cenógrafo da RTP desde 1957 e amigo lá de casa (tenho um quadro pintado por ele, como oferta de casamento).Mais tarde o meu pai teve a oferta da SEOL e lá ficou a SECLA pelo caminho.Ao remexer nas minhas recordações, encontrei este programa da festa de Natal de 1956 que acho muito interessante, pois figuram os nomes de meus pais, o meu,o Ferreira da Silva,a Madame Staell e o Hernâni Lopes...e eu lembro-me disto como se fosse hoje! O grande Hernâni faleceu em 1997. Actualmente, a esposa de Luis Ferreira da Silva,Maria José encontra-se ausente de Portugal,um dos filhos encontra-se a viver na Suiça e o outro em Lisboa e eu tenho as gratas lembranças de ter brincado com eles...
Lurdes Peça

Anónimo disse...

Aprendi muito