quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Caldas intemporal XIV – Hospital Termal



O Hospital Termal das Caldas da Rainha, à sombra do qual nasceu a povoação, foi fundado em 1485 pela Rainha D. Leonor, representa o mais antigo Hospital Termal do Mundo. No século XVIII, quando por toda a Europa se assistia a um renascimento do interesse pelo aquismo, o Rei D. João V, ele próprio frequentador assíduo do Hospital caldense, ordenou a sua reedificação. As obras tiveram Manuel da Maia como arquitecto responsável.
No século seguinte, o aumento e diversificação social da afluência dos Banhos das Caldas, foram acompanhados de significativas inovações. O Hospital foi integrado no património do Estado.


1 comentário:

Artur R. Gonçalves disse...

Gostaria que o Hospital Termal das Caldas da Rainha fosse o mais antigo do mundo, mas parece que há pelo menos um na Anatólia que o precedeu em mais de dois séculos. O assunto já aqui foi discutido no final de Fevereiro.
A intemporalidade da arte clássica é que não pode ser posta em causa. Inventada na Grécia, conquistada por Roma, explorada pela Europa e exportada para as Américas e Mundo, eis uma forma inofensiva de Globalização. O alçado principal da fábrica joanina aí está a demonstrar a magnificência do edifício, a excelência do arquitecto e a magnanimidade do construtor.