segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Caldas intemporal XIII – Igreja Nossa Senhora do Pópulo




Consagrada a Nossa Senhora do Pópulo pela Rainha D. Leonor, este templo foi inicialmente concebido como capela privativa do Hospital, mas o rápido crescimento da povoação fez dela a Igreja Matriz das Caldas até quase aos nossos dias. Datada de 1500, foi planeada, tal como o Hospital Termal, pelo Mestre Mateus Fernandes (um dos arquitectos da Batalha) e possui uma arquitectura típica da primeira fase manuelina.
A última fotografia (a cores) foi obtida a partir da entrada da antiga Escola Comercial e Industrial e deixa ver a recuperação que foi feita no palácio da Rainha.

2 comentários:

Artur R. Gonçalves disse...

A segunda imagem oferece-nos uma projecção vertical gótica da torre sineira do Pópulo, pouco perceptível quando observada ao vivo.

Zé ParrulaPiteira disse...

Nossa Senhora do Povo, eis a questão deste -me a conhecer essa bela cidade com uma grande riqueza cultural, despertas-me a curiosidade e assim segui com muita atenção os programas da "Alma e aGente " do Prof, José Hermano Saraiva pela forma peculiar de comunicar....! Gostaria que um dia fosses meu guia a ver esses docs históricos .
Abraço
Zé Piteira