domingo, 18 de março de 2007

"O Armador do Caldas"

Hoje quando cumpria o ritual da “bica do almoço” estive na conversa com o António Pedro, e dando sequência à conversa aqui está a minha homenagem a um dos mais brilhantes jogadores que passou pelo Caldas.
A imagem mostra-nos o suplemento Nº 281 do Cavaleiro Andante, do princípio dos anos sessenta, dedicada a António Pedro “O Armador do Caldas”.
“Quer a interior, quer a médio, António Pedro” desempenha quase sempre, na equipa, o papel de “Armador de jogo”, pertencem-lhe regra geral, as iniciativas de ataque. Remata bem e defende a sua própria baliza com mestria."António Pedro nasceu em Vila Franca de Xira, e foi no Operário Vilafranquense que começou a jogar.

4 comentários:

Luis Eme disse...

Por coincidência falo dos anos de ouro do Caldas, nas minhas "Viagens".

Na última vez que passei pelas Caldas, pareceu-me ver o António Pedro, à janela de um Rés de Chão, próximo das instalações dos "Pimpões". Seria mesmo ele ou fiz confusão?

Anónimo disse...

Em primeiro lugar quero agradecer ao amigo Ventura, o favor de nos dar a conhecer mais e melhor as nossas Caldas e os caldenses. E um dos grandes caldenses (embora vilafranquense de nascimento) foi António Pedro, um grande jogador de futebol e um homem integro, que não tive o prazer de ver jogar na 1ª divisão, mas que ainda vi jogar já quase com 40 anos, com uma tecnica fantástica, dando a sensação de que a bola é que vinha ter com ele. Nas Caldas da Rainha foi um pouco injustiçado, mas ainda o vimos depois como treinador de uma excelente equipa do Caldas, com o Custódio, o Forneri, o Lúcio, o Delfim, o Américo e tantos outros...
Não esqueço que essa má vontade aconteceu porque ele foi jogar para os rivais da Nazaré, mas quem gosta de futebol, apreciou a sua classe em todos os campos. Nunca esqueci um jogo na Benedita em que o António Pedro, com a camisola dos Nazarenos marcou dois golos de canto directo e avisou que ia ser golo antes das bolas entrarem.
Se há figuras do desporto caldense, o António Pedro é uma delas.

poetaeusou . . . disse...

Amigo Ventura (Aguas Mornas)
*
António Pedro ...
O grande amigo da Nazaré,
O grande Homem que sempre foi,
O Jogador correcto e leal
O Maestro que não quis deixar o,
seu emprego para jogar no Benfica.
O Mister campeão pelo Nazarenos
/
vede a equipa.
/
Ferreira
o saudoso Rita - Lazarino
Evaristo-Quim-Feijão-Maximiano-
Américo-José Adelino-Garrento-Sena.
Maranhão- sob a batuta do Maestro.
O comentário é feito, por José Adelino, grande amigo e pupilo.
Lembro um grande amigo do Mister.
O saudoso Carlos Piló (Coca).
e tambem pelo poetaeusou-José Casal
/
saudações Nazarenas
da nossa parte
/
(se possivel transmitir um abraço
ao play maaker, Antonio Pedro )

Anónimo disse...

Agora que o tempo já vai aquecendo é necessário retirar as coisas guardadas para apanhar o solinho e arejarem um pouco... e olha só o que eu encontrei!
Vais gostar de ver, tenho a certeza!
Beijinhos e até Maio.
Lurdes Peça