Esta fotografia é uma preciosidade. Trata-se do interior do
Salão Ibéria, onde se pode ver uma vasta assistência atenta a um evento ainda
não identificado.
Julgo que não há muitas fotos que mostrem o interior desta
sala de cinema, que marcou a nossa geração, (estou a falar para os
cinquentões). A plateia, com as suas cadeiras de pau, para a “plebe”, porque as
almofadadas eram as do balcão e estavam reservadas à classe mais abastada,
estava repleta de assistentes. Curiosamente na fila da frente lá estão os meus
sogros, no lado esquerdo, de óculos e engravatado, o Orlando Carteiro, um
companheiro de Escola que já não vejo há anos e de camisola aos quadrados outro
grande amigo, o Tomé Borges, que já nos deixou.
domingo, 21 de julho de 2019
O Salão Ibéria
Mas voltando ao Salão Ibéria, segundo o jornal Circulo das Caldas de 8 de
Agosto de 1917, as sessões de cinema já vinham funcionando há algum tempo. Nos
anos cinquenta a sua arquitectura inicial foi reformulada, permitindo a
exibição de filmes em “cinemascope”.
Após longos anos de actividade o edifício ruiu na noite de 9
de Outubro de 1978.
Nota: A Fotografia original é do meu amigo António Guilherme
Publicado por
Zé Ventura
Temas:
Guilherme,
Orlando Carteiro,
Salão Ibéria,
Tomé Borges
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Publicar um comentário