domingo, 28 de julho de 2019

Caldas desaparecida – Rua Heróis da Grande Guerra

Num modesto contributo para a história do Comércio das Caldas da Rainha, trago aqui um conjunto de slides onde encontramos quase uma centena de referências a casas e serviços que existiam na Rua Heróis da Grande Guerra.
Com o decorrer dos anos foram desaparecendo, felizmente que algumas teimosamente vão resistindo, e claro novas vão surgindo.
A Rua Heróis da Grande Guerra, uma das mais importantes da Cidade, começou por se chamar “Rua dos Arneiros”, foi em 10 de Dezembro de 1902 denominada “Rua Conselheiro José Luciano”. Após a proclamação da República passou a denominar-se “Rua Machado dos Santos” muito embora nas actas da Câmara não conste esta deliberação. Em sessão de Câmara de 28 de Maio de 1915, foi deliberado denominá-la “Rua 14 de Maio”, mas três anos mais tarde volta ao nome anterior. Em 22 de Maio de 1927 assume a denominação de Avenida Heróis da Grande Guerra, Em 1936 a “Avenida” deu lugar à “Rua” pela qual hoje é conhecida. Alguns edifícios resistiram aos tempos como é o caso do Prédio do “Manuel Lopes” que data de 1903.














Sem comentários: