domingo, 5 de fevereiro de 2012

Fernando Assis Pacheco

Esta semana, o jornalista Fernando Assis Pacheco, faria 75 anos e vai ser lançada uma   "Crónica Biográfica" que se debruça sobretudo sobre o lado luminoso do escritor e jornalista, como diz o autor, Nuno Costa Santos.

Para mim a figura de Fernando Assis Pacheco será sempre associada ao Diário de Lisboa e ao Concurso “A Vaca Cornélia”

Falecido aos 58 anos, Assis, como os amigos o tratavam, apresentou-se assim, numa entrevista dada em 1978: "Sou o Fernando Assis Pacheco, 41 anos, um pasmado sem cura. Tudo me espanta, gramo a vida, quero morrer mais lá para o verão".

Para assinalar a efeméride aqui fica um poema de Fernando Assis Pacheco

A Profissão dominante

Meu Deus como eu sou paraliterário
à quinta-feira véspera do jornal
nadando em papel como num aquário
ejectando a minha bolha pontual

de prosa tirada do receituário
onde aprendi o cozido nacional
do boçal fingido o lapidário
- fora algum deslize gramatical-

Receio que me chamem extraordinário
quando esta é uma prática trivial
roçando mesmo o parasitário
meu Deus dá-me a tua ajuda semanal


Fernando Assis Pacheco

Sem comentários: