sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A Aventura do 1º Porto- Lisboa em Bicicleta

A dedicação do Mário Lino ao ciclismo é bem conhecida e dispensa mais considerações.
Pois bem, este meu Amigo, no ano em que se comemora o centenário do 1º Porto- Lisboa em bicicleta, apresenta um livro recheado de documentos e fotografias sobre a prova onde dá conta das ocorrências durante a mesma, que relatam bem a extraordinária proeza dos 15 corredores que iniciaram a prova na Praça da Batalha no Porto, quando passava cerca de uma hora da meia-noite da madrugada de 5 de Novembro de 1911.

“ Mais do que assinalar a passagem de um século sobre a edição da clássica “Porto-Lisboa”, este trabalho de investigação elaborado numa cidade com vastas memórias velocipédicas importantíssimas para o ciclismo nacional, pretende homenagear os “heróis” desta grande aventura, realizada durante o período histórico e conturbado da implantação da Republica.  

5 comentários:

Anónimo disse...

Onde se pode adquirir?

Zé Ventura disse...

No Museu do Ciclismo em Caldas da rainha

Eduardo Lopes disse...

Obrigado, amigo Ventura,
Tenho de passar aí pelas Caldas da Rainha para adquirir os dois livros do Mário Lino, esse e o das Origens da Volta. Não me custa nada, pois tenho aí casa perto, em São Martinho do Porto. Como sobrinho de um grande ciclista, campeão nos anos 40, Eduardo Lopes, infelizmente já falecido, vencedor do Porto-Lisboa em 1942, será um grande prazer.
Um abraço,
Eduardo Lopes

Eduardo Lopes disse...

Amigo Zé Ventura,
O livro está esgotado no Museu do Ciclismo. Sabe de outro lado onde o encontrar? Obrigado.
Cumprimentos,
Eduardo Lopes

Zé Ventura disse...

Meu amigo Eduardo Lopes, agradeço que me contacte pelo mail zeventura@netvisao.pt para ver se lhe consigo arranjar um livro.