domingo, 30 de outubro de 2011

Tália

Hoje o meu apontamento sobre as Casas que fizeram história no Comércio vai para a Tália, porque o Amigo Alfredo, que além de boa pessoa é um Sportinguista dos quatro costados, partilhou comigo este panfleto a cores onde se publicitava a Kodak.

A Tália era um estabelecimento de referência na cidade, tal como se pode ver no recorte publicitário, tinha uma oferta de produtos muito variados, com secções perfeitamente identificadas e separadas.
Não sei exacatamente quantos funcionários por lá passaram, mas seguramente umas largas dezenas.  

1 comentário:

odete maçãs disse...

Obrigada ventuta por nos trazeres à memória casas comerciais q fizeram parte da nossa infância e juventude. Pode parecer saudosismo e será tambem um pouco, mas olhando para umas décadas atrás, parece-me q a nossa Cidade está a perder qualidades tanto profissionais como de espaços comerciais de gabarito. Lembro-me como se deslocavam pessoas de Lisboa, Torres V, Peniche, Bombarral,e da zona norte até Leiria. A Tália era uma casa versátil, tinha de tdo desde malas, perfumes, fotografia, brinquedos,livros etc, ms com secções separadas. Foi uma Grande casa! outra a que se deve fazer elogios era a casa Monteiro que empregou mta gente em q os empregados tinham apreço e consideração por por o Sr Monteiro Homem de respeito e educação com o seu Pessoal. Hoje ainda existe a Casa Monteiro com a vertente de Materiais de decoração, mas na generalidade o Comercio das Caldas decaiu e os artigos são pouco diferenciados, ou então proliferam as casas chinesas de pouca qualidade e tdo igual!... Já não temos pessoas a deslocarem-se às Caldas como nesse tempo e isso deicha-nos mais pobres e mais tristes ! Salva-nos ainda talvez a vida da Cidade ao sábado de manhã, depois mais parece uma aldeia quando o comércio fecha as portas. Esperemos melhores dias!!!!

Odete Maçãs