terça-feira, 24 de agosto de 2010

Ainda o clima das Caldas

Já por diversas vezes fiz referência ao clima das Caldas porque o nosso micro clima é uma coisa completamente estranha, a 20km (Rio Maior) chega a haver uma diferença de temperatura na ordem dos 10 graus.

Sobre o assunto tomei a liberdade de transcrever uma passagem do Blog do Jorge Mangorrinha . (Um blog que se recomenda)

Há 100 anos, contava-se que milhares de pessoas iam fazer a «estação de verão» nas Caldas da Rainha, onde a Sociedade Propaganda de Portugal criou um posto meteorológico. De facto, ainda hoje o clima da região das Caldas é mais suportável nesta época do ano do que em qualquer outro ponto do país. E sobre este assunto registe-se o seguinte excerto, com base numa entrevista dada, em 1914, pelo matemático, jornalista e publicista António Cabreira ao deputado Ribeiro de Carvalho [ortografia da época]:

«- Lemos algures que o meu amigo fizéra uma comunicação, na Academia de Sciencias de Portugal, sobre o clima das Caldas da Rainha. É certo?
- É certo, meu caro Ribeiro de Carvalho.
- Deu-se então bem naquela estação?
- Admiravelmente. Nem na Suissa ainda passei tão bem.
- Fez algum tratamento? Aproveitou-se das inalações?
- Limitei-me a respirar o magnifico ar; e foi, precisamente, o efeito colhido por esse simples processo que sugeriu o meu trabalho.
- Diga-me então alguma coisa sobre o assunto.
- Da melhor vontade. Eu era extremamente atreito a constipações que degeneravam quasi sempre em bronquites com febre e dificuldades de respiração. Para ter esse mal, bastava qualquer corrente de ar ou apanhar um pouco de humidade, pois, nas Caldas, suportei sem o mínimo abalo, esses dois terriveis inimigos da minha saude. Devo ainda acentuar que, anteriormente, raras vezes sentia o ar descer até á base dos pulmões. Desde, porém, que experimentei a influencia d’aquele privilegiado clima, o oxigénio passou a visitar-me o sangue com maior assiduidade».

Sem comentários: