domingo, 4 de julho de 2010

O Fascínio do Águias D'Ouro

Não..descansem os meus amigos leoninos que não vou fazer a apologia das virtudes do Benfica.

O Águias D'Ouro é um Café-Restaurante que se situa em Estremoz.
Passei por lá em tempos de tropa e este espaço marcou-me de tal maneira que tornou obrigatório, sempre que possível, uma romagem de saudade aquele local de culto.

Edifício construído entre 1908 e 1909, foi inaugurado como café a 4 de Abril de 1909. O seu proprietário inicial era Francisco Rosado, da firma Rosado & Carreço e o estabelecimento funcionava também como buffet e sala de bilhar.
Entre 1937 e 1939 tiveram lugar algumas obras de restauro e em 1964, sob responsabilidade de José Manuel Pinheiro Rocha, transformou-se o primeiro piso em restaurante, destituindo o edifício de alguns elementos originais. Após um abaixo-assinado de moradores de Estremoz, é classificado como Imóvel de Interesse Público em 1997.
A sua arquitectura ecléctica, especialmente visível na linguagem decorativa da fachada, torna-o num dos melhores exemplares do património edificado do concelho de Estremoz.

Estive lá um dia destes, onde me deliciei com saborosos pratos alentejanos, e já estou a planear levar lá a minha “Rapaziada da Pandilha”.

2 comentários:

Zé ParrulaPiteira disse...

Tu de facto não brincas em serviço. está óptimo a tua descriº
ção deste café restaurante de Estremoz ,
Tudo isto pertence ao meu "mundo".
Esse espelhos que estão na foto foram burrifados de mostarda , porque a fulana não queria saír e levou um aperto isguichou até ao espelhos.
Abraço

Isabel X disse...

Que boa surpresa encontrar aqui o "Águias d'Ouro"! Tenho amigos em Estremoz com quem muitas vezes me reuni nesse café tão invulgar. Belas tertúlias.

Engraçado estar também aqui mais perto.
- Isabel X -