sexta-feira, 12 de março de 2010

150 Anos do Montepio

O Montepio Rainha D. Leonor comemorou no passado dia 11 de Março a bonita idade de 150 anos.
Iniciou a sua actividade em 1862 com o nome de Montepio Caldense, em 1864 com a admissão de um médico privativo passa a denominar-se de Socorros Mútuos Rainha D. Leonor
Em 1947 é inaugurada a Casa de saúde, e por alturas da comemoração do Centenário foi inaugurado o novo edifício dispondo já de bloco operatório.

É na verdade uma instituição cheia de História, feita com a dedicação de muita gente que por lá passou, entre muitos destaco o incontornável Dr. Ernesto Moreira, uma vida dedicada à instituição.

Deixo aqui os meus modestos votos de parabéns à Associação, na pessoa do Joaquim Sanches Daniel Sousa, Presidente do Conselho de Administração.

2 comentários:

Pezinhos na Areia disse...

A minha pior recordação de Caldas da Rainha.
Foi no Montepio que, pela primeira vez, tomei consciência de que a vida tinha um fim, mesmo para os que tinham um lugar muito especial no meu coração.
Infelizmente, foi no Montepio que perdi, também pela primeira vez, uma das pessoas mais importantes da minha vida, o meu avô...
Corria o ano de 1966, eu tinha 9 anos e isso marcou-me...
Peço desculpa pelo desabafo.

Um grande abraço

Anónimo disse...

Aí nasci no ano de 1962. Uma das muitas coisas boas que tem a minha terra! Não sabia é que tinha nascido 100 anos e 20 dias depois do centenário. Terei nascido no novo edifício já com bloco operatório? Coisa para perguntar a quem sabe e ainda está vivo.

Se a instituição é cheia de História, as suas paredes - pelo menos as do edifício antigo - têm a marca das mãos de muitos caldenses anónimos que trabalharam à borla para fazer da instituição aquilo que ela é hoje. Sou descendente de um desses anónimos que me deixou em herança a medalha dos seus 25 anos (ou 50 anos, já não sei!) de sócio. Uma bonita peça com o escudo das Caldas e duas mãos que se apertam em sinal de mutualismo.