domingo, 1 de março de 2015

Os mercados



Graças ao meu amigo Manuel Vasconcelos que foi ao sótão descobrir estas e outras preciosidades, trago para o blog estes postais que retratam os mercados de Caldas dos anos sessenta.
Nas fotos em cima, temos as vendedeiras da Praça da Fruta. No edifício em fundo é visível a placa do Advogado Saudade e Silva.
Na foto em baixo temos a praça do peixe, que durante muitos anos funcionou na Praça 5 de Outubro.
Além dos cabazes do peixe, ressalta o pormenor das latas onde se guardava o peixe comprado, porque na época frigoríficos era um luxo ao alcance de poucos.
Na última foto o “mercado das galinhas”, que tinha lugar na parte lateral da praça do peixe, ao lado do Teatro Pinheiro Chagas.
Julgo que este mercado, contrariamente aos outros só funcionava à segunda-feira.

2 comentários:

gaivota disse...

que boa recordação... eu tenho o previlégio de ter nascido e vivido mesmo de frente para a praça da fruta... já lá vão tantos anos!
mas a praça de caldas continua a ser um lindo ex-libris da nossa terra! ás segundas feiras, então, nem falar!
beijinhos

Fernando Santos disse...

Tive o privilégio de conhecer o mercado das galinhas tal como vemos na fotografia do Manuel Vasconcelos.
Em 1948 ou 49 vivi na Rua da Ilha e também me lembro do mercado do gado no Largo da Feira, que se fazia igualmente às segundas feiras mesmo ao fundo da rua. Não vou dizer que tenho saudades porque naqueles tempos a vida era difícil. Contudo, embora "pobrete", nessa época possuí uma Kodak "Brownie". Focagem fixa, visor de janela e película 4x6.5. Existem por cá algumas relíquias da Foz do Arelho, do nosso Parque e dos acampamentos no Pinhal à entrada da Foz já publicadas no Blogue da nossa Escola, Blogue do E.R.O. e no Alegria na rua.
Olhão 02-03-2015
Fernando Santos.