domingo, 13 de setembro de 2009

Uma Associação com 114 anos

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha completou este Sábado 114 anos.
Por iniciativa de Ernesto Botelho Moniz, Eduardo Barbosa, Eduardo Gonçalves Neves, Artur Ferreira Neto e Henrique Sales Henriques, esta associação viu os seus estatutos aprovados em 14 de Setembro de 1895 pelo Visconde de S.Sebastião, ao tempo Governador Civil do Distrito de Leiria.

Não conheço particularmente como tem sido a vida desta associação, mas imagino que a exemplo de outras também não seja fácil, pese embora o facto de ser um tipo de colectividade onde a angariação de fundos encontra maior receptividade por parte das populações e do poder local.
Muito se tem falado na profissionalização ou não deste tipo de actividade.
Pessoalmente julgo que este é um passo fundamental, embora o voluntariado tenha o seu espaço. De uma maneira ou de outra e quer se goste ou não de alguns exageros, como as ambulâncias a circular pelo centro da cidade, quando outras opções tornariam mais rápido a sua deslocação, ou a sirene que já não é tão eficaz no chamamento como outros meios de comunicações, os Bombeiros continuam a ser uma importante força social de Socorro.


1 comentário:

Anónimo disse...

O Voluntarismo na área da segurança, que é do que se fala e trata, não faz qualquer sentido nos tempos que correm.
Têm que ser estruturas profissionalizadas, bem preperadas e claro bem remuneradas.
os amadorismos ( vulgo, boas vontades, são insuficientes)

No entanto um voto pelo trabalho prestado e o empenho demonstrado, nas Caldas e na generalidade das localidades de Portugal.
Um Obrigado
Parabéns