quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Os cinquenta anos do Astérix

Na minha adolescência comprava com regularidade a Revista “Tintin”, a tal que tinha como público alvo os jovens dos 7 aos 77 anos.
Esta revista, uma autêntica enciclopédia sobre banda desenhada, com maior incidência sobre a “escola Franco-Belga” tinha como heróis mais significativos o
Lucky Luck, Michel Vaillant, o Buddy Longway, o Luc Orient, o Ric Hochet, o Cort Maltese, o Black e Mortimer, o Tintin e obviamente o Asterix e o Obélix que eram os meus favoritos.
Pois bem, os meus heróis estão crescidinhos e fazem 50 anos.
O Astérix, o Obélix, o Druida Panoramix e os outros amigos da aldeia foram criados em 1959 por Alberto Uderzo e René Goscinny. Após o falecimento de Goscinny, Uderzo deu continuidade ao trabalho, apesar de Uderzo ter afirmado que não queria que ninguém continuasse a série, após a sua morte.
A editora ASA prepara-se para comemorar a data com uma reedição do álbum “Como Obélix Caiu no Caldeirão do Druida Quando Era Pequeno” que foi publicado pela primeira vez no jornal Francês Pilot em 1965.
Por mim, do alto dos meus 57 anos, continuo fiel aos meus heróis.

3 comentários:

gaivota disse...

para mim, entre todos os que mencionas da B.D. prefiro mesmo o astérix... tenho todos os livros!
ai se o druída panoramix ainda por cá andasse...
beijinhos

Anónimo disse...

É bom não esquecer que já naquele tempo a vitória era obtida com a utilização de "Doping".
Eu adoro esta banda desenhada, mas no entanto a mensagem que fica é que deve-se tomar produtos externos para obter os objectivos pretendidos.

leitor do asterix

Artur R. Gonçalves disse...

Todos eles foram também heróis da minha imaginação juvenil que alguns anos mais tarde me haviam de ajudar a aperfeiçoar o meu francês coloquial, através da leitura dos textos no idioma original. Ainda guardo religiosamente esses álbuns anotados a lápis com as traduções para português que, na altura, considerava mais adequadas. Heureux anniversaire, Astérix et compagnie.