domingo, 8 de junho de 2008

Caldas intemporal, II

O Largo Dr. José Barbosa ou Terreiro das Gralhas como outrora se chamou é citado pelo autor das Notícias interessantes da Real Villa das Caldas.
...Com alguns mapas curiosos, nos annos de 1797 e 1798, manuscrito em poder do Conde de Almarjão, conf. Nas Memórias das Caldas da Rainha, do Dr. Augusto da Silva Carvalho...No Livro das décimas de 1845 é indicado como Terreiro, mas no documento de Canalizações ao cimo da praça é referido como Largo das Gralhas.
Em 17 de Janeiro de 1898, a sessão do Município, deliberou atribuir o nome ao largo de Dr. José Vitor Caril Barbosa, actualmente Dr. José Barbosa.

1910 - Foto de Autor desconhecido

Anos Sessenta - Foto de Autor desconhecido

2008 - Foto de José Ventura

2 comentários:

joaq. diogo disse...

Tenho vindo a observar o seu trabalho
-EXCEPCIONAL- revela muita sensibilidade,
e acima de tudo muito carinho por esta cidade.
Os meus sinceros parabéns

Artur R. Gonçalves disse...

Pelo que as imagens deixam ver, tudo (ou quase tudo) mudou nesse recanto citadino. A categoria dos topónimos, a nobreza das casas, o tipo de transporte - ou ausência dele -, os nomes dos patronos e, até, o enquadramento fotográfico do terceiro elemento da séria. A Praça da Fruta ao fundo a ser substituída pelo Hospital Termal. A intemporalidade, neste caso, está mesmo no espaço central destinados aos transeuntes, seja ele terreiro ou largo. Não sei porquê, tenho uma certa preferência pela designação mais antiga, a das Gralhas. Talvez por lhe dar um certo tom bucólico em plena centro urbano...
NB.: Plenamente de acordo com o teor do primeiro comentário.