sábado, 8 de março de 2008

Marketing ao Jantar

“ Ainda se assiste a demasiados casos em que as empresas, através dos seus representantes, parecem esquecer que dependem dos clientes, mais do que os clientes dependem deles. Esta atitude é errada e fatal! Quem nela incorrer, certamente terá os dias contados, pois o mercado, quando funciona, é impiedoso para com aqueles que lhe viram as costas. Uma empresa não existe sem clientes e estes são cada vez mais raros. Por outro lado, é mais difícil e custoso conquistar um novo cliente do que manter os actuais, razão pela qual os clientes são hoje considerados preciosos activos que em geral, devem ser preservados a todo o custo."

Este e outros conceitos foram servidos pelo Prof. José Rafael Nascimento, durante uma jantarada de amigos ontem à noite no Pachá, onde o Paulo e a sua equipa condimentam as refeições com uma eficiência e simpatia que se reconhece.
Mas voltando ao especialista em Marketing, o “Homem” sabe do que fala, e fiquei impressionado com o conhecimento que tem sobre a zona Oeste, mais precisamente sobre as Caldas.
O professor não tem a “varinha de condão” para resolver os problemas mas tem ideias muito precisas de algumas acções, que com baixo custo, se poderiam levar a cabo, quer a nível do comércio quer a nível da própria cidade.
Julgo que seria de grande importância voltar a falar do assunto, mas desta vez juntar ao grupo representantes do Município e outras forças vivas da cidade, até porque o Professor mostrou grande disponibilidade para tal, e no mínimo seria um crime não aproveitar as lições do “Mestre”.

Sem comentários: