quinta-feira, 1 de março de 2007

O Parque D.Carlos I

"Onde hoje existe o Parque D. Carlos I houve, em tempos, uma vasta vinha. Ao lado desta foi criada uma zona ajardinada para ajudar à convalescença dos que corriam à hidroterapia. Finalmente, já em finais do século passado, começaria a desenhar-se o actual parque que, em conjunto com a mata, forma o verdadeiro pulmão das Caldas da Rainha. O parque, então designado Passeio da Copa, era um jardim de estrutura barroca, funcionando como espaço de convalescença dos doentes e local de lazer.
Um dos mais aprazíveis de Portugal com árvores seculares, gracioso lago com barcos de recreio, court de ténis, parque infantil e Museu. É uma espécie de passeio público ao gosto dos princípios do século, hoje enriquecido com locais de cultura. Criado em 1889 por Rodrigo Maria Berquó, esta zona verde já existia desde os primórdios do hospital termal.
Também da autoria deste arquitecto, na altura administrador do hospital, são os "Pavilhões do Parque" (na foto), mandados construir com o objectivo de ampliar o hospital, mas que, devido à morte de Berquó e ao fim da monarquia, nunca serviram para essa função
Em Junho de 1892 é inaugurado o novo Parque D. Carlos I, rapidamente adoptado pelos caldenses. Já neste século foi instalado na área do parque o Museu José Malhoa. Projectado por Paulino Montês, foi um dos primeiros espaços museológicos portugueses construído de raiz.
Nos últimos anos, fruto da realização de bienais de escultura das Caldas da Rainha, têm sido colocadas no parque obras de artistas participantes para valorizar o espaço."

1 comentário:

Luis Eme disse...

Bom contributo para a história da nossa Cidade...