terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

"Os Pimpões"


No passado dia 19 de Fevereiro, a Sociedade de Instrução e Recreio "Os Pimpões" fez 69 Anos. Esta colectividade que tem uma importância fundamental na cidade, quer a nível desportivo, quer cultural, mantém uma actividade impressionante e um número de Associados de alguns milhares, o que nos tempos que correm, quando o Associativismo luta pela sua sobrevivência, é notável.
Fundada em 19 de Fevereiro de 1938, por: João Arroja, Joaquim Luís, Boaventura Vitória, Agostinho Alves, António Campoto e Delfim Nogueira, teve os seus primeiros estatutos aprovados por alvará do Governador Civil do Distrito de Leiria em 9 de Abril de 1943.
O nome da associação foi inspirado num jornal de Rafael Bordalo Pinheiro chamado "Pimpão", jornal este de duração curta e que antecedeu "Os Ridículos" . Os fundadores queriam construir um espaço de convívio e divertimento que superasse os bailes até aí realizados pelos mais velhos. Os tempos mudaram e os bailes deram lugar as aulas de dança, que conjuntamente com as actividades da Piscina, continuam a ser o suporte para uma vida que se quer longa.
Parabéns.
Assina um Pimpão da Velha Guarda.

2 comentários:

caminante disse...

Rememorar la historia es de sabios. Aprendemos de nuestros mayores. Y nos animamos a proseguir su trabajo.
Un fortísimo abrazo.

babaloud disse...

Bela associação!
E porque recordar é viver, foi co-fundada pelo padrinho da minha mãe, António Campôto.