sábado, 21 de outubro de 2023

Do tempo dos Pirolitos

Gosto particularmente da história do comércio local, até porque Caldas da Rainha é uma cidade de grande tradição do comércio de rua.
Hoje os meus apontamentos incidem sobre uma firma que completou em Abril, 84 anos de existência e continua a laborar com a importância que lhe reconhecemos.
Caldeira & Caldeira foi fundada por António Caldeira, natural de Arganil, que em parceria com os seus sócios António Nunes e Serafim Nunes, constituíram a empresa que produziam e distribuíam os famosos sumos em garrafas com o berlinde, conhecidos vulgarmente por Pirolitos.
A firma inicialmente instalada na Santa Rita, passou para a Rua da Praça de Touros e posteriormente para a Rua Sales Henriques já com o António Caldeira como o único proprietário, é nessa altura que estabelece uma parceria com a Rical que não foi muito duradora. No final dos anos oitenta instala-se na Zona Industrial e continua a sua actividade gerida pela bisneta do fundador, Sofia Caldeira.
A sua marca de referência actualmente é a Super Bock, que certamente representará o seu maior volume de vendas.
A este pequeno apontamento, que teve por fonte uma reportagem na Gazeta das Caldas em 2019, junto algumas imagens das minhas colecções.





Sem comentários: