sábado, 5 de novembro de 2022

Naufrágio do Roumania

A 28 de Outubro de 1892 o S. S. ROUMANIA, veleiro inglês construído em 1889, naufragou a poucos metros da costa da Foz do Arelho, onde ainda hoje são visíveis os mastros na baixa mar e quando há marés vivas. O Navio que vinha de Liverpool com destino a Bombaim, transportava chitas e fazendas, além de máquinas de costura. Levava também material ferroviário destinado à construção de uma linha de caminho de ferro na Índia, antiga colónia inglesa, visto que ainda lá se encontram os carris e uma locomotiva desmontada.
O facto de estar totalmente coberto de areia tem ajudado a conservar o Roumania, mas é praticamente impossível recuperá-lo por estar afundado exactamente na zona de rebentação.
Dos 67 tripulantes e 55 passageiros, 113 afogaram-se. Salvaram-se apenas 2 passageiros e 7 tripulantes. Na época a imprensa Nacional e Inglesa falaram bastante do naufrágio.
No cemitério da Freguesia da Serra do Bouro, estão sepultadas várias vítimas desta tragédia, num talhão também conhecido por “Cemitério dos Ingleses”


Sem comentários: