sábado, 15 de janeiro de 2022

Um livrinho de 1918

Esta pequena agenda com mais de 100 anos, foi editada pela Tipografia Caldense, tem apontamentos muito curiosos, dos quais destaco alguns.
Na tabela das taxas do correio gosto particularmente da observação de que “ O correio não distribue correspondência em que se possam lêr palavras injuriosas, difamatórias ou atentatórias da moral”.
Curioso ainda a publicidade ao armazém de fazendas António Castanheira, que tem atravessado os tempos e motivou um apontamento do Sr. Joaquim Ladeira Batista, quando publiquei no meu blog em 2013.
Joaquim Ladeira Baptista disse...
Por coincidência dois dos anúncios publicados me dizem muito.
Assim: "António Castanheira" foi a primeira loja em que o meu Pai trabalhou quando da sua vinda para as Caldas. Posteriormente foi para a "Vª.António da Silva Ribas & Cª:" onde teve como colegas e posteriormente como patrões José Rodrigues Girão "R. Girão" e Sebastião de Andrade com os quais constituiu a sociedade por quotas "Andrade & Baptista,Lda."para exercer a actividade na "Ribas, Sobrinho,Lda". No dia posterior ao início da Grande Guerra saiu da sociedade o Sr. Sebastião de Andrade e mais tarde o Sr. Girão. Após esta saída, o estabelecimento passou a denominar-se "Joaquim Baptista" e mais tarde "Joaquim Baptista, Lda" como ainda se mantem.





Sem comentários: