sábado, 19 de setembro de 2020

Snu Abecassis

Nas últimas semanas a RTP transmitiu uma excelente série com o título “3 Mulheres”, a história desenrola-se numa época, que a minha geração não esquece, onde as figuras da poetisa Natália Correia, Maria Armanda Falcão e Snu Abecassis são as personagens centrais.
Segundo me apercebi a RTP na próxima segunda feira irá passar um filme sobre Snu Abecassis, que como bem se lembram foi a grande paixão de Sá Carneiro, e a propósito do tema rebusquei nas minhas colecções e cá está a primeira página do jornal “Tal & Qual” que trazia para a primeira página a história de esse amor proibido.
Só por curiosidade o Tal & Qual foi fundado em Julho de 1980 por Joaquim Letria, mas a voragem do tempo trouxe novos hábitos e outras leituras e em 2006 encerrou as suas portas.
Snu Abecassis conheceu Sá Carneiro em 6 de Janeiro de 1976, num almoço organizado por Natália Correia e quando este lhe perguntou como era a Snu, a poetisa teve uma resposta implacável:
“É uma princesa nórdica num esquife de gelo à espera que venha um príncipe encantado dar-lhe o beijo de fogo. E esse príncipe é você. Porque ela é a mulher da sua vida”.
A partir desse almoço apaixonaram-se perdidamente e o romance terminou tragicamente, a 4 de Dezembro de 1980, quando o casal perdeu a vida em Camarate no desastre de avião.  


2 comentários:

Fernando Santos disse...

Obrigado por nos trazeres estas memórias.

Miguel Mósca disse...

Hoje estreia a segunda temporada da série 3 Mulheres, a não perder na RTP 1!!!