sábado, 22 de agosto de 2020

Um pouco se História

Numa volta aqui pela costa do Oeste, chamou-me atenção de um azulejo em Porto Novo-Vimeiro, e já agora partilho esta minha pesquisa.  
…Após a Batalha de Roliça, em agosto de 1808, o general inglês Wellesley, comandante das forças anglo-lusas que combatiam a primeira invasão napoleónica, com o conhecimento de todos os movimentos do exército francês, queria obrigar o inimigo a abandonar a sua posição em Torres Vedras, para o que marchou diretamente sobre Mafra. Bernardim Freire, então comandante das tropas portuguesas, opôs-se ao acompanhamento da marcha que o comandante inglês tinha em mente. Mas Wellesley, mesmo sem a colaboração do exército português, prosseguiu com a sua marcha, embora com algumas alterações em relação ao que havia sido previamente planeado. Essas alterações foram motivadas não só pela falta de acompanhamento do exército português, como também pela notícia da chegada à costa portuguesa de um reforço constituído pelas brigadas de Auckland e Anstruther (dizia-se que com mais de 40 mil homens de armas). Após ter dado a indicação que o desembarque deveria ser feito em Porto Novo (Vimeiro), partiu para o local para receber o desembarque…
Após várias manobras militares a 21 de Agosto de 1808: As invasões francesas sofrem duro revés na Batalha do Vimeiro. As forças luso-britânicas derrotam as tropas francesas de Juno.






Sem comentários: