terça-feira, 7 de maio de 2019

As Cavacas das Caldas na final das Maravilhas da Doçaria

A ACCCRO, sempre na frente na projecção da “Marca Caldas” apresentou a concurso das “7 Maravilhas dos Doces de Portugal” dois produtos Caldenses, o Pastel Bordalo, uma criaçao que dá os primeiros passos na arte da doçaria e as Cavacas das Caldas que pela sua provecta idade dispensa apresentação.
Num universo de 907 concorrentes, o Pastel Bordalo ficou pela segunda fase, enquanto as cavacas foram apuradas para a fase final, e diria com inteira justiça, porque é um produto que faz parte do melhor e mais tradicional da gastronomia da região.
Segundo reza a história a sua confecção teve origem na Fanadia de onde eram naturais as manas Rosalina e Gestrudes Carlota conhecidas pelos seus dotes de doceiras em Lisboa na corte do Rei D. Carlos.
Com a queda da Monarquia em 5 de Outubro de 1910, as senhoras voltaram ás suas origens e ao fabrico das Cavacas e Beijinhos que vendiam junto ao Hospital Termal, tornando estes produtos numa imagem identificativa da cidade.
Por tudo isso está na altura de prestar homenagem as estas doceiras de excelência e a melhor forma de o fazer é votar nas nossas cavacas neste concurso que a RTP irá promover.

Sem comentários: