domingo, 6 de janeiro de 2019

Bandas e Ranchos

O Natal já lá vai e o Ano Novo também já entrou, e para começar este 2019, que espero que seja de muita saúde para todos, deixo aqui algumas considerações sobre um livro que o pai natal me ofereceu.
“Bandas Filarmónicas e Ranchos Folclóricos das Caldas da Rainha e Óbidos”, é um livro publicado pela Gazeta das Caldas e da autoria de Maria Beatriz Raposo. Tal como o titulo indica é um “inventário” das Associações da região, que têm estas valências culturais.
Como diz Humberto Marques, Presidente da C.M.Óbidos,  
“Este livro traduz na perfeição aquilo que tem sido o trabalho, a dedicação e abnegação destas associações culturais e musicais na valorização e salvaguarda da matriz cultural da nossa região.
Mais do que recordar, dar a conhecer, ou recriar, perpetua-se a memória colectiva de um povo que são já parte integrante das nossas vidas e merecem a nossa admiração porquanto são estruturantes da vida social e cultural local. mas também na Formação musical que, voluntariamente e de forma desinteressada, é desenvolvida.
Sobre estas entidades, verdadeiras dinamizadoras do espaço público. o Prof, Galopim de Carvalho, dizia que "contagiavam vida, reabilitavam e despertavam Forças perdidas ou adormecidas"

Sem comentários: