domingo, 16 de setembro de 2018

Os Bombeiros das Caldas completaram 123 Anos

Por iniciativa de Ernesto Botelho Moniz, Eduardo Barbosa, Eduardo Gonçalves Neves, Artur Ferreira Neto e Henrique Sales Henriques, esta associação viu os seus estatutos aprovados em 14 de Setembro de 1895 pelo Visconde de S.Sebastião, ao tempo Governador Civil do Distrito de Leiria, isto depois de um período que foi muito marcante devido ao grande incêndio ocorrido no Porto no Teatro “Baquet”, em 20 de Março de 1888, onde morreram mais de 130 pessoas, e após o acidente marítimo do Roumania, a sociedade Caldense e as suas principais figuras, começaram a movimentar-se no sentido de se encontrar uma solução humanitária que pudesse socorrer as populações indefesas em caso de semelhantes catástrofes.
Não conheço particularmente como tem sido a vida desta associação, mas imagino que a exemplo de outras também não seja fácil, pese embora o facto de ser um tipo de colectividade onde a angariação de fundos encontra maior receptividade por parte das populações e do poder local.
Muito se tem falado na profissionalização ou não deste tipo de actividade. Pessoalmente julgo que este é um passo fundamental, embora o voluntariado tenha o seu espaço seja importantissimo no auxílio às populações.
Uma Associação que comemora 123 Anos merece o nosso respeito e agradecimento pelo seu esforço.
Por tudo isso aqui deixo os parabéns “aos meus vizinhos” com votos de longa vida.

Sem comentários: