quinta-feira, 2 de março de 2017

A Minha Estante – Caldas da Rainha no tempo da II Guerra Mundial


Neste Livro editado pelo Património Histórico, da autoria de Mário Tavares, podemos constatar o fascínio que o autor tem pelos acontecimentos que marcaram a vida social das Caldas durante o período da II Guerra Mundial.
Durante este período, muitas dezenas de aviões caíram ou aterraram de emergência em território Nacional e as tripulações eram depois enviadas para as Caldas até ser possível fazê-las regressar às origens, e também por esse motivo, era impressionante o número de espiões e agentes secretos que por aqui andavam.
O episódio da aterragem forçada de um bombardeiro da RAF, na Foz do Arelho, e descrita no livro, é um bom exemplo,
É curioso a forma como Caldas da Rainha aparece referenciada na época, nomeadamente por Don Howell, elemento da tripulação de um avião que aterrou de emergência na zona de Peniche.

-“Caldas era um a cidade de refugiados, sendo muitos Judeus que a Gestapo, através dos seus espiões procuravam controlar, era uma cidade pobre e andavam sempre vestidos de preto, os meios de transporte eram os burros, a bicicleta e alguns automóveis muito antigos, movidos a gás como combustível.”  
Titulo:
Caldas da Rainha no tempo da II Guerra Mundial
Autor:
PH – Mário Tavares
Ano:
2009

Sem comentários: