sábado, 12 de novembro de 2016

ACCCRO - 114 anos

Esta Associação foi fundada em 12 de Novembro de 1902, por um grupo de quarenta e cinco cidadãos, entre os quais figurava Rafael Bordalo Pinheiro.
A reunião para aprovação de estatutos teve lugar no Hotel da Copa (na actual Rua Miguel Bombarda), onde ficou a sua Sede provisória. Em Janeiro do ano seguinte passou a estar instalada na travessa de Santo António e em Março de 1903 passou para a Praça da Republica, onde mais tarde seria os “Armazéns do Chiado”.
Designava-se “Associação Comercial e Industrial das Caldas da Rainha”, definindo como primeiro objectivo «Constituir-se num centro onde o comércio e indústria defendam os seus direitos investigue as suas necessidades, advogue os direitos e interesses dos comerciantes e industriais e promova tudo quanto possa contribuir para a prosperidade social e interesse do comércio e indústria».
Em 1939,a alteração estatutária foi profunda: de Associação passou a Grémio, com a imposição de todos os estabelecimentos comerciais, fazerem parte do Grémio, que por sua vez era um dos sustentáculos do regime.  
Esta situação manteve-se, como se sabe, até 1974. Nessa altura recuperou o carácter eminentemente associativo, ampliou o âmbito geográfico, embora conservasse a representatividade empresarial e comercial.

A trajectória da Associação,  com mais de um século de existência, é inseparável da afirmação urbana das Caldas da Rainha e da sua capacidade de polarizar uma malha feita de fios não apenas económicos, como sociais, culturais e até desportivas, do seu legado faz parte uma crença no futuro das cidades e um particular orgulho de ser caldense, que não podemos deixar de recolher e, na medida das nossas realidades, adaptar e continuar.

Sem comentários: