domingo, 26 de outubro de 2014

A “minha Escola” faz 50 Anos

Já foi Escola de Artes e Ofícios, Aula Comercial, Escola Industrial e Comercial e agora Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, passaram 130 anos e alguns edifícios marcantes para várias gerações.
O actual edifício comemora o seu meio século de existência, e embora um dos maiores activos seja os Alunos e Professores, comungo da ideia que é uma data que deve ser comemorada.
Para a minha geração este edifício será sempre a “Escola Nova”, porque quem frequentou, como eu, a velhinha Escola onde hoje funcionam os serviços administrativos do Hospital, e em 1964 estreou esta infra-estrutura, encontrou aqui uma Escola que nos abria boas perspectivas de aprendizagem. Julgo que é reconhecido que durante anos os quadros médios das empresas eram provenientes deste estabelecimento de ensino.
A imprensa da época descrevia a Escola como “um conjunto de aulas e oficinas espaçosas, instalações modelares, enfim um conjunto bem harmonioso de edificações majestosas que honram a cidade e quem as concebeu, e da qual beneficiam alguns milhares de jovens que desejam ingressar no ensino técnico ou na vida comercial”,
Esta Escola que nos permitiu o crescimento profissional marcou a maioria dos alunos também pela grande cumplicidade entre alunos, professores e pessoal auxiliar.
Esta cumplicidade e partilha de Amizade são bem visíveis nos Encontros de Antigos Alunos e Professores, que promovemos anualmente no primeiro Sábado do mês de Maio. Este é um sentimento que é transversal a várias gerações, aliás julgo que reside aí um dos factores de sucesso dos Encontros dos “Bordalianos”, e este é e continuará a ser o nosso grande objectivo: reunir todos aqueles que ao longo dos anos estudaram ou trabalharam nesta instituição, nela deixaram a sua marca e por ela foram influenciados.
Pessoalmente tenho-me envolvido com grande entusiasmo na realização destes encontros e de certa maneira tornei-me no rosto mais visível da “comissão”, daí o meu entusiasmo pela causa.
É por este sentimento de pertença que esta será sempre “ A MINHA ESCOLA”


Zé Ventura

1 comentário:

Luis Eme disse...

embora não a sinta dessa forma (só lá andei um ano...), caro Zé, também foi a minha Escola.