domingo, 24 de março de 2013

Joaquim Baptista Lda. – Um comércio de gerações


Hoje vou dar destaque a um comentário do Sr. Joaquim Baptista sobre o comércio da praça, pois ilustra muito bem a ideia, que tenho, de que o Comércio tradicional é uma travessia de várias gerações, não que isso o tenha impedido de se actualizar, mas criando casas de referência, como é o caso da firma Joaquim Baptista, na Praça da República, liderada pelo meu amigo Óscar.

"António Castanheira" foi a primeira loja em que o meu Pai trabalhou quando da sua vinda para as Caldas. Posteriormente foi para a "Vª.António da Silva Ribas & Cª:" onde teve como colegas e posteriormente como patrões José Rodrigues Girão "R. Girão" e Sebastião de Andrade com os quais constituiu a sociedade por quotas "Andrade & Baptista,Lda."para exercer a actividade na "Ribas, Sobrinho,Lda".
No dia posterior ao início da Grande Guerra saiu da sociedade o Sr. Sebastião de Andrade e mais tarde o Sr. Girão. Após esta saída, o estabelecimento passou a denominar-se "Joaquim Baptista" e mais tarde "Joaquim Baptista,Lda" como ainda se mantem.
Joaquim Ladeira Baptista



Sem comentários: