domingo, 17 de fevereiro de 2013

Um livrinho de 1918




Esta pequena agenda tem 95 anos e foi editada pela Tipografia Caldense. Tem apontamentos muito curiosos, dos quais destaco alguns.
Na tabela das taxas do correio gosto particularmente da observação de que “ O correio não distribue correspondência em que se possam lêr palavras injuriosas, difamatórias ou atentatórias da moral”.
Curioso ainda a publicidade ao armazém de fazendas António Castanheira, que tem atravessado os tempos e ainda lá está para durar por muitos anos.

2 comentários:

Isabel Castanheira disse...

Meu Avô
Isabel Castanheira

Joaquim Ladeira Baptista disse...

Por coincidência dois dos anúncios publicados me dizem muito.Assim:
"António Castanheira" foi a primeira loja em que o meu Pai trabalhou quando da sua vinda para as Caldas.Posteriormente foi para a "Vª.António da Silva Ribas & Cª:" onde teve como colegas e posteriormente como patrões José Rodrigues Girão "R. Girão" e Sebastião de Andrade com os quais constituiu a sociedade por quotas "Andrade & Baptista,Lda."para exercer a actividade na "Ribas, Sobrinho,Lda".No dia posterior ao início da Grande Guerra saíu da sociedade o Sr.Sebastião de Andrade e mais tarde o Sr.Girão. Após esta saída, o estabelecimento passou a denominar-se "Joaquim Baptista" e mais tarde "Joaquim Baptista,Lda" como ainda se mantem.
Joaquim Ladeira Baptista