sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O Passeio das “Pasteleiras”


No 5 de Outubro, melhor do que assistir a umas envergonhadas comemorações da República, que chegam ao desleixo de hastear a bandeira de “pernas para o ar”, foi ver o desfile das pasteleiras, que como diz a organização, o Grupo de Amigos da Natureza, secção de cicloturismo da Associação de Cultura e Recreio do Campo, “ É um passeio que é uma viagem de bicicleta pela história e pela etnografia”.

O que começou por ser uma brincadeira para juntar amigos que gostam de bicicletas é hoje um evento que reúne mais de uma centena de participantes, de todas as idades e oriundos de vários pontos do País.
Montados em bicicletas clássicas e rigorosamente trajados, contam a história de “épocas e profissões”, num verdadeiro quadro vivo.

Lamentavelmente a máquina fotográfica ficou em casa, mas como o Luis Dias está sempre em cima do acontecimento, “roubei” esta foto para ilustrar este evento.

1 comentário:

Davide Jorge disse...

Já fui a vários passeios de bicicletas pasteleiras. Com toda a sinceridade este foi o que mais me agradou. O passeio propriamente dito, a simpatia, a gentileza do acolhimento. essencialmente o processamento das actividades agrícolas em tempos idos, o lançar a toalha, manta à calçada e lanchar, à data o sobre-almoço. Sou o individuo do chapéu verde acima na foto. também conhecido alguns(as), meninas da fotografia como o homem do Teatro...Adorei... Bem haja organização.