domingo, 23 de setembro de 2012

Mapa de 1804


Afinal não é verdade que as Caldas da Rainha, só agora, devido a uma autarquia que “abandonou “ por completo a Cidade, tenham perdido o lugar no mapa a que tinha direito.
Neste mapa de 1804, Salir, Óbidos e até S.Bernardino, parecem ser mais importantes que as Caldas.

Este mapa é da autoria do cartógrafo espanhol Tomás López que publicou seu Atlas Geográfico de España (o primeiro atlas da Espanha produzido por um espanhol). Os filhos de López republicaram este trabalho em uma nova edição, em 1810 e novamente, em 1830.

3 comentários:

Pezinhos na Areia disse...

Viva Zé!

Cá vai um mapa lindo,da Biblioteca Digital Mundial, onde aparecem as Caldas...em 1700!

http://www.wdl.org/pt/item/163/

Dá uma espreitadela!

Outro dia enviei-te um mail, também com um mapa. Chegaste a ver?

Um abraço

MaximinoMartins disse...

Ó Zé...com todo o respeito que tenho pelas Caldas e muito em especial pelos meus amigos caldenses...
Certamente quando o senhor perguntou, disseram-lhe que ali...eram as Caldas de Óbidos e ele achou que...

Um abraço...

Fernando Santos disse...

Então o que dizer A 8 ? Quando fui a última vez a Caldas, como não ia a conduzir fui reparando nas placas indicadoras ao longo da estrada, e, se bem me lembro o nome de Caldas da Rainha só apareceu depois de passar Óbidos. Os donos da A 8 não gostam da nossa terra?