domingo, 27 de novembro de 2016

Hotel do Facho

Como se sabe, antigamente, era hábito colar nas malas de viagem os rótulos dos hotéis por onde se passava, era uma espécie de “passaporte”, e um elevado número de rótulos nas malas significava que o portador era pessoa viajada, logo de uma classe social acima da média.
Esta peça aqui reproduzida é um destes rótulos, e foi oferecido pelo meu Amigo “Zé Gordo” que sabe desta minha maluquice por tudo o que diz respeito às Caldas.
Sobre o Hotel do Facho transcrevo uma passagem escrita pelo Dr. João Serra em “Apontamento histórico sobre a Lagoa de Óbidos”

...Grandela deixou-se seduzir pela Lagoa em 1897, após uma viagem de burrico até à Foz. Começou as obras desse vasto conjunto (que hoje integra as instalações do INATEL) logo no ano seguinte. E enquanto povoava a sua propriedade de veados e falcões, punha-se a imaginar empreendimentos na margem da Lagoa, debruando canais como em Veneza ou Amesterdão. O Conde de Almeida Araújo além de um gigantesco palacete chumbado num pequeno promontório de onde a vista domina a Lagoa e o Mar, construiu uma estação telégrafo-postal e um Restaurante, antes de falecer em Novembro de 1909. Junto ao "Restaurant", ainda deu início à construção de um Hotel, o Eden Palace Hotel, que foi inaugurado já em 1910. Luis Grandela, que o arrendou em 1923, chamou-lhe Hotel do Facho...

Sem comentários: