sábado, 28 de fevereiro de 2009

Caldas intemporal XX – Chafariz das Cinco Bicas

Este monumento datado de 1748, é um chafariz que se destaca de outros existentes na cidade, por ser de grandes dimensões, pelas suas formas espirais e pelas grandes bacias por onde corre a água em cascata.
O chafariz das Cinco Bicas, na sua inscrição em Latim: coeli beneficio salubriu regis munificiencia prereniu plieadum que aliae quinque, sat unde bibas (e estas as outras cinco Plêiades, de onde beberás quando quiseres, saudáveis por benefício do céu, sempre correndo por mercê do Rei), faz o reconhecimento da personalidade magnânima do Rei João V, cujo reinado foi fértil em exemplos de planos de abastecimento de água às cidades.

Nas minhas recordações de infância, o Chafariz ficará sempre associado ás praxes da Escola Industrial e Comercial, que funcionava nas traseiras do monumento. (onde hoje se encontra a secretaria e serviços de aprovisionamento do Hospital).

3 comentários:

Artur R. Gonçalves disse...

Só pelo absolutismo régio do «Magnânimo» é que passaria a ideia peregrina de transformar as 7 Plêiadas ou Irmãs em 5, representadas nas 5 estrelas do chafariz da 5 bicas, talvez pelo facto de ter sido o 5.º monarca lusitano a reinar com o nome de João. Depois da luminosidade del Rey Planeta (Filipe IV) e do brilho du Roi Soleil (Luís XIV), só mesmo o esplendor de um Rei Constelação.

J. L. Reboleira Alexandre disse...

Três fotos que representam fielmente as épocas em que foram tiradas.

A primeira algures antes da Revolução Industrial, vegetação abundante e os jumentos/cavalos como meio de transporte.

A segunda deverá ser duma época, dum recente pós 25 de Abril. Desordem total, confusão quanto basta, ocupação de todos os espaços disponiveis pelos «pópós», organização tipo «salve-se quem puder e o que vier atrás que feche a porta».

A última, digna de uma qualquer cidade civilizada do Primeiro-Mundo. A prova de que lenta mas seguramente a organização se instala.

PS: o que mais me irritava ao chegar ao meu novo país em meados de 70, era ver quanto tudo cheirava a ordem e organização, tão habituado que estava à confusão no nosso velho país desses tempos.

Anónimo disse...

Caro Artur R. Gonçalves, o rei não reduziu por mera prepotência as sete Plêiades. Antes da construção do chafariz das 5 bicas, os outros 2 chafarizes joaninos da cidade possuíam uma bica/estrela cada um. Na inscrição latina do chafariz das 5 bicas diz-se que aqui «estão as outras 5 Plêiades» porque as duas primeiras já libertavam a sua luminosa água.