domingo, 16 de novembro de 2014

Caldas de outros tempos - Touradas

"...Segundo António Rodovalho Duro, no seu livro "História do Toureio em Portugal", o primeiro "circo taurino" construído em madeira nas Caldas da Rainha, foi inaugurado em 1840, no antigo Campo da Choca que no início do século passado dava pelo nome de Praça Nova. Na primeira função actuaram, lidando a cavalo, os lavradores e aficionados Faustino da Gama - afamado ganadeiro da região - José Ferreira da Silva, José Salles Henriques e Nuno Paes de Figueiredo.
Em 13 de Julho de 1883, inaugurou-se a actual praça de toiros, em alvenaria e ferro, mandada construir por Faustino da Gama num largo ao pé da então Rua dos Arneiros. No final do século XIX, a par de Faustino da Gama, ficaram para sempre na memória da história os nomes dos aficionados, ganadeiros, forcados amadores e cavaleiros... Duarte Pinto Coelho, Luíz da Gama, Francisco Figueira, José Amado, Manoel Castello Branco, Joaquim Alves - a quem se ficou a dever o nome, póstumamente atribuído, de um interessante Museu Tauromáquico fundado nas Caldas que foi propriedade do aficionadíssimo Paulino Montez - Carlos Wanzeller, Ernesto Ferreira Jordão, Neto Rebelo e Henrique Salles.
Mas falar da história tauromáquica das Caldas da Rainha é falar, necessariamente, dessas quase lendárias e seguramente incontornáveis figuras que foram mestre Vitorino Fróis e José Tanganho. Mas, também, ao aficionado e insigne escultor caldense João Fragoso, se deve uma palavra já que, com a sua arte, ao tema taurino dedicou muitos trabalhos.
Dado histórico, digno de registo, é o facto de - ininterruptamente até hoje - a praça de toiros das Caldas da Rainha preservar e consagrar a sua tradicional corrida de toiros do 15 de Agosto, desde 1883. "
(Texto de uma revista da especialidade)

Sem comentários: