sábado, 24 de janeiro de 2026

CASAS COM HISTÓRIA- CASA ANTERO

 No início da Década de 50, Manuel Calisto, que explorava a taberna “Coradinho” no Beco do Forno, convidou o seu sobrinho Antero Feliciano para trabalhar com ele.
Nessa altura, da estação dos comboios até ao “hospital dos banhos” existiam 58 tabernas nas Caldas, mas o número não assustou Antero Feliciano, na altura com 27 anos e a tropa feita, procurava dar um rumo diferente à sua vida e em 1 de Agosto de 1957, comprou o espaço ao tio por 10 contos (50 euros).
Nos anos sessenta a taberna do Beco do Forno era ponto de encontro dos homens que, entre copos, jogavam às cartas e ao dominó, e tinha uma clientela fiel sobretudo o pessoal da Fábrica de Móveis Serrano (que na altura dava emprego a 80 pessoas e se localizava onde é actualmente o Centro Comercial da Rua das Montras), os cobradores e motoristas dos Capristanos e também os mais de 30 funcionários dos Correios.
Em Setembro de 1958 Antero Feliciano casou com Olímpia Simão e levou-a para trabalhar na Casa Antero, começando a vender também comida. A segunda-feira era o dia de maior movimento pois era quando afluía à cidade grande parte da população das freguesias rurais.
Em 1987 o Paulo Feliciano e a Anabela assumem a gerência da Casa, embora o “Velho” Antero fosse presença assídua da casa de certa maneira para assegurar a transição.
Com o decorrer dos anos o negócio foi-se modernizando adaptando-se aos tempos , e hoje com os seus 69 anos de existência, continua a ser um ponto de referência das Caldas, devidamente divulgado pelas revistas e sites  da especialidade.
Falar da Casa Antero é falar do Paulo Feliciano, mas é injusto porque com ele há toda uma vasta equipa que nos delicia com saborosos petiscos, servidos com uma simpatia que nos deixa sempre com vontade de lá voltar. 




Sem comentários: