domingo, 10 de março de 2019

Secla 1971

Numa altura em que se questionou se valeria a pena recuperar o edifício da Secla, vem a propósito estas fotos que faziam parte do Balanço Geral de 1971.
Nessa altura era presidente do conselho de Administração o Sr. Fernando Ponte e Sousa e a Secla viveu a azáfama de avultadas obras de renovação e inovação.








sábado, 23 de fevereiro de 2019

…e PRONTOS

Esta tarde fui beber um copo com o meu amigo Zé Eloi, e porquê? Passo a explicar o meu amigo, que é como sabem o proprietário do Maratona e da Taberna Marginal (S. Martinho do Porto), não pára de nos surpreender e num espaço lindíssimo na Avenida 1º de Maio, próximo da estação da CP, inaugurou o PRONTOS, que além de Co-work apresenta várias soluções empresariais para as necessidades do dia a dia.
Para a minha geração que tem sempre alguma resistência a estas “modernices”, ficamos sempre desconfiados, mas conhecendo o Zé Eloi, como conheço arrisco a dizer que esta ideia tem pernas para andar e está condenada ao sucesso, por isso meu amigo vai em frente porque as Caldas precisa de ideias inovadoras e de Empresários que não têm medo do risco.



domingo, 17 de fevereiro de 2019

Rodrigo Berquó o arquiteto das termas

Rodrigo Berquó foi um visionário. Para ele transformar as Caldas da Rainha numa das primeiras cidades termais da Europa, era uma missão que só não foi totalmente realizada por motivo da sua morte ocorrida no exercício da direcção do Hospital Termal, mas isso não lhe tira o mérito de ter sido um dos homens do seu tempo, com uns horizontes de futuro que ainda hoje se reconhece.


domingo, 10 de fevereiro de 2019

Os 110 Anos da Mercearia Pena

Falar dos 110 anos da mercearia Pena é falar de sinónimo de qualidade. Quando lá entramos os aromas que sentimos faz-nos viajar pelo nosso imaginário.
Sou frequentador da mercearia desse os tempos do Sr. Vitor, do Mané do Silvestre, do Zé Lopes, e tantos outros que por lá passaram. Quando em 1998 o Sr. Alberto da Bernarda adquiriu a Mercearia Pena ao Sr. Vitor Ferreira Santos, mais conhecido por Vitor do Pena, esta foi renovada, mas manteve as características dos velhos tempos.
Esta mercearia, que é uma referência do comércio tradicional desde 1909, recebeu o Prémio Mercúrio em 2007,  que é atribuído às 5 melhores casas de Comércio Tradicional do País. Em 2009 também é distinguida pela Camara Municipal pelos seus 100 anos e pela excelência do serviço prestado á cidade. 
O Sr. Alberto da Bernarda, um jovem setentão, continua cheio de energia, e tem no seu filho Rui da Bernarda um excelente continuador que lhe dá garantias de sucesso.
Parabéns a todos os que tornaram esta casa num estabelecimento emblemático da cidade.



domingo, 3 de fevereiro de 2019

Em dia de derbi

Numa semana onde Sporting e Benfica se vão encontrar duas vezes, aqui ficam os “cromos” de uma magnifica colecção de carteiras de fósforos, dos anos sessenta, para  lembrar uns tempos em que o futebol se jogava mais dentro das quatro linhas do que actualmente.

sábado, 26 de janeiro de 2019

Um livro muito interessante

Continuando à volta da minha estante, hoje trago um livro que foi publicado pelo PH em 1999 da autoria de José Augusto Pimentel, que é um excelente contributo para a história das oficinas de Automóveis nas Caldas da Rainha.
Além da pesquisa meticulosa das oficinas, conta-nos também que o primeiro automóvel nas Caldas foi comprado pelo Sr. Fernando da Silva Duarte “O Barateiro”, que naquele tempo tinha uma loja na Rua de Camões.
O dito carro tinha a marca PEACHAROV (Sait Etiénne) e foi comprado em 1905 por 800§00.
Para que os Caldenses tivessem o prazer de o ver, todos os dias era exposto na Rua Heróis da Grande Guerra, junto à casa onde foi a Livraria 107.
Segundo os relatos da época, os caldenses ali acorriam para o ver, como se fosse um extraterrestre. 

domingo, 20 de janeiro de 2019

Um livrinho de 1939

Nestes domingos chuvosos, nada melhor do que dar uma volta por alguns livros que estão na prateleira há algum tempo.
Hoje venho aqui partilhar convosco algumas imagens deste exemplar de 1939, sobre a minha Escola, que tem a particularidade de ter nas suas páginas publicidade de algumas firmas caldenses da época.  







domingo, 13 de janeiro de 2019

Casa Martins Pereira

O meu amigo, de há muitos anos, Orlando Santos, sabendo da minha maluquice em guardar “coisas das Caldas”, um destes dias, ao visitar o Mercado da Ribeira, descobriu uma Letra da Casa Martins Pereira.
Não há muita informação sobre os Bancos e Casas Bancárias dos anos 20/30, mas segundo julgo saber por esta altura existia nas Caldas o:
Banco Industrial Português – Praça da República
Banco Espírito Santo – Praça da República
Banco Internacional do Comercio – Rua Cândido dos Reis
Casa M.A. Martins Pereira na Rua Heróis da Grande Guerra
Em qualquer dos casos aqui fica a famosa Letra do Martins Pereira, bem com alguns anúncios publicados em 1923 e claro o agradecimento ao Orlando Santos.   



domingo, 6 de janeiro de 2019

Bandas e Ranchos

O Natal já lá vai e o Ano Novo também já entrou, e para começar este 2019, que espero que seja de muita saúde para todos, deixo aqui algumas considerações sobre um livro que o pai natal me ofereceu.

“Bandas Filarmónicas e Ranchos Folclóricos das Caldas da Rainha e Óbidos”, é um livro publicado pela Gazeta das Caldas e da autoria de Maria Beatriz Raposo. Tal como o titulo indica é um “inventário” das Associações da região, que têm estas valências culturais.
Como diz Humberto Marques, Presidente da C.M.Óbidos,  
“Este livro traduz na perfeição aquilo que tem sido o trabalho, a dedicação e abnegação destas associações culturais e musicais na valorização e salvaguarda da matriz cultural da nossa região.
Mais do que recordar, dar a conhecer, ou recriar, perpetua-se a memória colectiva de um povo que são já parte integrante das nossas vidas e merecem a nossa admiração porquanto são estruturantes da vida social e cultural local. mas também na Formação musical que, voluntariamente e de forma desinteressada, é desenvolvida.
Sobre estas entidades, verdadeiras dinamizadoras do espaço público. o Prof, Galopim de Carvalho, dizia que "contagiavam vida, reabilitavam e despertavam Forças perdidas ou adormecidas"

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Bom ano de 2019

Que nas bolhas do espumante
Haja borbulhas de alegria
O ano passa num instante
Que haja nele muita magia

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

domingo, 16 de dezembro de 2018

O Mundo das Árvores

As Escolas e Jardins de Infância, responderam com muita criatividade à iniciativa da ACCCRO – Associação empresarial, e trouxeram para a rua toda a magia que o Natal encerra.











domingo, 2 de dezembro de 2018

O natal começou

Cá por mim já entrei no espirito natalício.


domingo, 25 de novembro de 2018

O Natal está a chegar

As iluminações aí estão para anunciar esta quadra fantástica. Muitos dirão que isto são ideias de uma sociedade que procura o consumo desenfreado, mas filosofias à parte é também nesta época do ano que as famílias estão mais próximas.
Quanto às iluminações…bem um dia eu conto as peripécias que alguns empresários do ramo nos pregaram, a nós ACCCRO, mas o que interessa mesmo é que a cidade está e ainda ficará mais bonita.
Que seja uma quadra feliz para todos.

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Os meus amigos na Gala Empresarial da ACCCRO

Este Encontro, transformado em Gala Empresarial desde 2013, além da pompa do nome é um pretexto para estar com os amigos e assim aconteceu, no meu último ano na direcção da ACCCRO, convidei estes amigos para partilharem comigo este momento que assinala também os 116 anos desta Associação. que teve na sua origem Rafael Bordalo Pinheiro, uma figura incontornável na história da cidade.
Esta foi a mesa Saurimo, para a maioria dos meus amigos o nome não diz nada para nós teve um significado especial.

domingo, 11 de novembro de 2018

O Bordado das Caldas

Neste livro de Mário Tavares com a preciosa colaboração da D. Idalina Lameiras, descobri que o Bordado das Caldas teve a sua origem “ao tempo em que a Rainha D.Leonor, pessoalmente, dirigia serões de agulha a que acorriam senhoras da sua vila que principiava”  
Esses bordados eram depois vendidos nas arcadas do Hospital Real em dias festivos e de feiras.
Dizem os apreciadores que este bordado de linha cor de canela é “D’um sabor leve e agradável que parecem pratos de arroz doce enfeitados.


domingo, 4 de novembro de 2018

Como eu gostava de uma boa “Coboiada”

Deste de miúdo que tenho o espírito do colecionismo, por isso tenho grande dificuldade em desfazer-me de peças que para mim são interessantes e provavelmente para a maioria das pessoas é lixo, mas sou assim e não há nada a fazer.

Isto vem a propósito porque este fim de semana, enquanto organizava estas minhas “relíquias” passou-me pelas mãos alguns exemplares das nossas leituras de há cinquenta anos.
Estes são alguns exemplos, mas o Mundo de Aventuras e o Falcão com as aventuras do Major Alvega são inesquecíveis.
Agora os gostos da BD são mais sofisticados e de leituras digitais, mas estes romances de “Cordel” tiveram o mérito de me criar o hábito da leitura.  

domingo, 21 de outubro de 2018

Igreja Nossa Senhora da Conceição

Este Postal editado pela Havanesa das Caldas em 1952, mostra-nos a Igreja Nossa Senhora da Conceição.

Esta Igreja situada no actual largo 25 de Abril, teve em 20 de Agosto de 1950 o lançamento da primeira pedra e foi inaugurada em 21 de Outubro de 1951,( Faz hoje 67 Anos) com a presença do Cardeal Patriarca.
Aqui também se publica a brochura do programa da inauguração.