Um chafariz com história, aliás com muitas histórias.
Situado ao lado da antiga Escola Industrial e Comercial, do alto das suas bicas,
presenciou muitas “praxes” escolares e deu de beber a muita boa gente.
Este Chafariz joanino, classificado de Imóvel de Interesse
Público pelo IPPAR em 1982, é um dos três mandados edificar nas Caldas da
Rainha, entre 1748 e 1751, na sequência da politica adoptada por D. João V de
fornecer água às populações.
Tem como característica cinco estrelas onde estão cravadas as bicas que
representavam, emblematicamente 5 das 7 plêiades ou 7 estrelas da constelação
do Touro (as filhas de Apolo).
Por cima tem uma placa com a Inscrição: "E estas as outras cinco plêiades,
de onde beberás quando quiseres, saudáveis por benefício do céu, sempre
correndo por mercê do Rei".
domingo, 26 de janeiro de 2020
O Chafariz das Cinco Bicas
domingo, 19 de janeiro de 2020
Ferreira da Silva
Confesso que não sou um grande apreciador da arte de
Ferreira da Silva, mas a sua obra também não me é indiferente, e hoje, como os programas
da TV são uma “pessegada” que já não há pachorra, aproveitei para dar uma
olhadela ao livro do João Serra sobre a vida e obra de Luis Ferreira da Silva.
Não mudei a minha opinião, embora considere que foi um homem muito à
frente do seu tempo com algumas obras arrojadas, mas que não são de fácil apreciação.
domingo, 12 de janeiro de 2020
Quem vai subir esta encosta?
Quem conhece a região sabe da importância deste dia para o Concelho de Óbidos, é uma romaria muito interessante.
Nos meus tempos de Escola era quase um sacrilégio não ir ao Santo Antão, chouriço assado, com fartura, vinho, muito, e alegria aos jorros.
Nos últimos anos fui lá algumas vezes quase de passagem, vamos lá ver se na próxima sexta-feira tenho um bocadinho para beber um copo com o Maximino
No Livro RECORDAÇÕES DE INFÂNCIA NAS CALDAS 1940-1954-1957 , de Luiz Teixeira destaco esta passagem que reflete o espirito da festa.
…Talvez a vida tivesse menos luzimento de exteriorizações, talvez as Caldas fossem menos progressivas, mas estendia-se, sem dúvida, por toda a parte, a doce paz de um mundo que girava sem cuidados. Não haveria, decerto, tantos automóveis, mas era admirável ir a Óbidos ou a Tornada. À procissão anual ou às romarias do Santo Antão ou do São Brás, a pé, cantando pelo caminho…
domingo, 5 de janeiro de 2020
Os encantos do parque das Caldas
Mesmo no inverno o Parque das Caldas, ou jardim, como dizem
os meus amigos que me visitam, tem os seus encantos.
Este Parque criado durante o reinado de D.João V, e
dinamizado por Rodrigo Berquó, no final do seculo XIX, continua a ser um local
de grande romantismo e lazer, com as belas alamedas e o lago central, é um óptimo
local para “carregar baterias”, e já agora para quem por lá passa, pode sempre
aproveitar para uma visita ao Museu José Malhoa, onde se pode apreciar quadros
emblemáticos como as Promessas e o Fado.
quarta-feira, 1 de janeiro de 2020
Sporting das Caldas, faz 100 anos
Esta colectividade, inicialmente vocacionada para o Futebol, que alguns anos depois da sua fundação, abandonou, viria a a ganhar em 1967 o titulo de campeão Nacional da 2ª divisão em Basquetebol, também no Ténis de Mesa tem um palmarés muito interessante com alguns títulos Nacionais da 2ª e 3ª divisão e várias participações nos campeonatos da 1ª divisão.
Como a maioria das colectividades tem atravessado alguns momentos menos bons, mas graças ao esforço de alguns “teimosos” lá vai sobrevivendo.
PARABÉNS AO SPORTING DAS CALDAS
quinta-feira, 26 de dezembro de 2019
Vem aí um novo ano
2019 está a chegar ao fim, é hora de fazer o “balanço”. A
passagem do ano sempre me agradou não tanto pelas festas, mas pelo sentimento
de deixar para trás algumas coisas menos boas e projectar um novo ano com bons
momentos para serem partilhados com a família e amigos.
Por isso ergo o meu copo de champanhe para desejar que cada
minuto de 2020 seja vivido com a alegria que desejas e que sejam 366 dias só de
coisas boas.
VIVA 2020
sexta-feira, 20 de dezembro de 2019
Boas Festas
Este é um ritual que se repete ano após ano, mas é bom sinal,
e porque esta época é realmente simbólica, desejo a todos os meus amigos um
óptimo Natal com muita saúde na companhia das pessoas que mais gostam, e não se
esqueçam que o melhor presente debaixo da árvore é a presença de uma família feliz.
segunda-feira, 16 de dezembro de 2019
Presépios fantásticos
Esta segunda feira dei uma saltada às Gaeiras, mais
precisamente ao Convento de S.Miguel, para ver a tradicional exposição de presépios.
Oitenta expositores criaram cerca de 1800 presépio lindíssimos,
numa variedade de materiais que vão desde a madeira, ferro, joalharia, lã até
ás peças de cerâmica.
Como para estas coisas levo sempre a minha “Canon”, aqui
deixo algumas fotos desta minha visita.
…ah e já agora quando poderem visitem o Convento porque está
muito bem tratado com grande dedicação da Junta de freguesia.
domingo, 15 de dezembro de 2019
Rafael Bordalo Pinheiro – Um Português genial
Quem me conhece sabe que tenho um fascínio por Rafael
Bordalo Pinheiro, e sempre achei estranho que a cidade de Caldas da Rainha,
nunca lhe desse a importância merecida, nos últimos anos parece haver uma
inversão deste esquecimento e aos poucos vai lhe sendo dado o destaque que
merece.
Vem a propósito umas revistas que descobri, onde a figura do
mestre merece reportagem, onde a grandeza da sua obra é realçada.
Bordalo Pinheiro foi inventor do Zé Povinho, mas também jornalista
da gravura, cronista gráfico, ceramista, empresário (falido), cartoonista e um
grande republicano. Foi um homem que nasceu antes do seu tempo, tão destemido
quanto temido, tão provocador como carinhoso, em suma um humorista que soube
rir dos outros quanto de si próprio.
domingo, 8 de dezembro de 2019
Um jantar de amigos
No passado Sábado cumpriu-se mais uma tradição que já leva 10
anos, uma jantarada de natal envolvendo gente do Comércio.
Durante a minha passagem pela ACCCRO (Associação Comercial),
transformámos este jantar em Gala Empresarial, ao fim de 6 anos de mandato,
este encontro regressou às origens e perdeu a “pompa e circunstância”.
Como ontem disse, para mim é um privilégio ter amigos desta
qualidade, e para o próximo ano lá estaremos de novo, e já agora se faltar
alguém que não seja eu.









