domingo, 26 de janeiro de 2020

O Chafariz das Cinco Bicas

Um chafariz com história, aliás com muitas histórias. Situado ao lado da antiga Escola Industrial e Comercial, do alto das suas bicas, presenciou muitas “praxes” escolares e deu de beber a muita boa gente.
Este Chafariz joanino, classificado de Imóvel de Interesse Público pelo IPPAR em 1982, é um dos três mandados edificar nas Caldas da Rainha, entre 1748 e 1751, na sequência da politica adoptada por D. João V de fornecer água às populações.
Tem como característica cinco estrelas onde estão cravadas as bicas que representavam, emblematicamente 5 das 7 plêiades ou 7 estrelas da constelação do Touro (as filhas de Apolo).
Por cima tem uma placa com a Inscrição: "E estas as outras cinco plêiades, de onde beberás quando quiseres, saudáveis por benefício do céu, sempre correndo por mercê do Rei".

domingo, 19 de janeiro de 2020

Ferreira da Silva

Confesso que não sou um grande apreciador da arte de Ferreira da Silva, mas a sua obra também não me é indiferente, e hoje, como os programas da TV são uma “pessegada” que já não há pachorra, aproveitei para dar uma olhadela ao livro do João Serra sobre a vida e obra de Luis Ferreira da Silva.
Não mudei a minha opinião, embora considere que foi um homem muito à frente do seu tempo com algumas obras arrojadas, mas que não são de fácil apreciação.


   

domingo, 12 de janeiro de 2020

Quem vai subir esta encosta?

Na Sexta-feira, 17 de Janeiro, cumpre-se mais um dia de Santo Antão em Óbidos.
Quem conhece a região sabe da importância deste dia para o Concelho de Óbidos, é uma romaria muito interessante.
Nos meus tempos de Escola era quase um sacrilégio não ir ao Santo Antão, chouriço assado, com fartura, vinho, muito, e alegria aos jorros.
Nos últimos anos fui lá algumas vezes quase de passagem, vamos lá ver se na próxima sexta-feira tenho um bocadinho para beber um copo com o Maximino

No Livro RECORDAÇÕES DE INFÂNCIA NAS CALDAS 1940-1954-1957 , de Luiz Teixeira destaco esta passagem que reflete o espirito da festa.

…Talvez a vida tivesse menos luzimento de exteriorizações, talvez as Caldas fossem menos progressivas, mas estendia-se, sem dúvida, por toda a parte, a doce paz de um mundo que girava sem cuidados. Não haveria, decerto, tantos automóveis, mas era admirável ir a Óbidos ou a Tornada. À procissão anual ou às romarias do Santo Antão ou do São Brás, a pé, cantando pelo caminho…

domingo, 5 de janeiro de 2020

Os encantos do parque das Caldas

Mesmo no inverno o Parque das Caldas, ou jardim, como dizem os meus amigos que me visitam, tem os seus encantos.
Este Parque criado durante o reinado de D.João V, e dinamizado por Rodrigo Berquó, no final do seculo XIX, continua a ser um local de grande romantismo e lazer, com as belas alamedas e o lago central, é um óptimo local para “carregar baterias”, e já agora para quem por lá passa, pode sempre aproveitar para uma visita ao Museu José Malhoa, onde se pode apreciar quadros emblemáticos como as Promessas e o Fado.












quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Sporting das Caldas, faz 100 anos

O Sporting Caldas nasceu a 1 de Janeiro de 1920, foi fundado por um grupo liderado por Luiz Teixeira, que se tornou o seu o primeiro Presidente, O clube foi inicialmente designado Caldas Sporting Clube, passando depois a Sporting Clube das Caldas para evitar a semelhança com o rival Sporting Sport Club.
Esta colectividade, inicialmente vocacionada para o Futebol, que alguns anos depois da sua fundação, abandonou, viria a a ganhar em 1967 o titulo de campeão Nacional da 2ª divisão em Basquetebol, também no Ténis de Mesa tem um palmarés muito interessante com alguns títulos Nacionais da 2ª e 3ª divisão e várias participações nos campeonatos da 1ª divisão.
Como a maioria das colectividades tem atravessado alguns momentos menos bons, mas graças ao esforço de alguns “teimosos” lá vai sobrevivendo.
PARABÉNS AO SPORTING DAS CALDAS

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Vem aí um novo ano

2019 está a chegar ao fim, é hora de fazer o “balanço”. A passagem do ano sempre me agradou não tanto pelas festas, mas pelo sentimento de deixar para trás algumas coisas menos boas e projectar um novo ano com bons momentos para serem partilhados com a família e amigos.
Por isso ergo o meu copo de champanhe para desejar que cada minuto de 2020 seja vivido com a alegria que desejas e que sejam 366 dias só de coisas boas.
VIVA 2020

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Boas Festas

Este é um ritual que se repete ano após ano, mas é bom sinal, e porque esta época é realmente simbólica, desejo a todos os meus amigos um óptimo Natal com muita saúde na companhia das pessoas que mais gostam, e não se esqueçam que o melhor presente debaixo da árvore é a presença de uma família feliz.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Presépios fantásticos

Esta segunda feira dei uma saltada às Gaeiras, mais precisamente ao Convento de S.Miguel, para ver a tradicional exposição de presépios.
Oitenta expositores criaram cerca de 1800 presépio lindíssimos, numa variedade de materiais que vão desde a madeira, ferro, joalharia, lã até ás peças de cerâmica.
Como para estas coisas levo sempre a minha “Canon”, aqui deixo algumas fotos desta minha visita.
…ah e já agora quando poderem visitem o Convento porque está muito bem tratado com grande dedicação da Junta de freguesia.














domingo, 15 de dezembro de 2019

Rafael Bordalo Pinheiro – Um Português genial

Quem me conhece sabe que tenho um fascínio por Rafael Bordalo Pinheiro, e sempre achei estranho que a cidade de Caldas da Rainha, nunca lhe desse a importância merecida, nos últimos anos parece haver uma inversão deste esquecimento e aos poucos vai lhe sendo dado o destaque que merece.
Vem a propósito umas revistas que descobri, onde a figura do mestre merece reportagem, onde a grandeza da sua obra é realçada.
Bordalo Pinheiro foi inventor do Zé Povinho, mas também jornalista da gravura, cronista gráfico, ceramista, empresário (falido), cartoonista e um grande republicano. Foi um homem que nasceu antes do seu tempo, tão destemido quanto temido, tão provocador como carinhoso, em suma um humorista que soube rir dos outros quanto de si próprio.  

domingo, 8 de dezembro de 2019

Um jantar de amigos

No passado Sábado cumpriu-se mais uma tradição que já leva 10 anos, uma jantarada de natal envolvendo gente do Comércio.
Durante a minha passagem pela ACCCRO (Associação Comercial), transformámos este jantar em Gala Empresarial, ao fim de 6 anos de mandato, este encontro regressou às origens e perdeu a “pompa e circunstância”.
Como ontem disse, para mim é um privilégio ter amigos desta qualidade, e para o próximo ano lá estaremos de novo, e já agora se faltar alguém que não seja eu.