quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Vem aí um novo ano

2019 está a chegar ao fim, é hora de fazer o “balanço”. A passagem do ano sempre me agradou não tanto pelas festas, mas pelo sentimento de deixar para trás algumas coisas menos boas e projectar um novo ano com bons momentos para serem partilhados com a família e amigos.
Por isso ergo o meu copo de champanhe para desejar que cada minuto de 2020 seja vivido com a alegria que desejas e que sejam 366 dias só de coisas boas.
VIVA 2020

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Boas Festas

Este é um ritual que se repete ano após ano, mas é bom sinal, e porque esta época é realmente simbólica, desejo a todos os meus amigos um óptimo Natal com muita saúde na companhia das pessoas que mais gostam, e não se esqueçam que o melhor presente debaixo da árvore é a presença de uma família feliz.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Presépios fantásticos

Esta segunda feira dei uma saltada às Gaeiras, mais precisamente ao Convento de S.Miguel, para ver a tradicional exposição de presépios.
Oitenta expositores criaram cerca de 1800 presépio lindíssimos, numa variedade de materiais que vão desde a madeira, ferro, joalharia, lã até ás peças de cerâmica.
Como para estas coisas levo sempre a minha “Canon”, aqui deixo algumas fotos desta minha visita.
…ah e já agora quando poderem visitem o Convento porque está muito bem tratado com grande dedicação da Junta de freguesia.














domingo, 15 de dezembro de 2019

Rafael Bordalo Pinheiro – Um Português genial

Quem me conhece sabe que tenho um fascínio por Rafael Bordalo Pinheiro, e sempre achei estranho que a cidade de Caldas da Rainha, nunca lhe desse a importância merecida, nos últimos anos parece haver uma inversão deste esquecimento e aos poucos vai lhe sendo dado o destaque que merece.
Vem a propósito umas revistas que descobri, onde a figura do mestre merece reportagem, onde a grandeza da sua obra é realçada.
Bordalo Pinheiro foi inventor do Zé Povinho, mas também jornalista da gravura, cronista gráfico, ceramista, empresário (falido), cartoonista e um grande republicano. Foi um homem que nasceu antes do seu tempo, tão destemido quanto temido, tão provocador como carinhoso, em suma um humorista que soube rir dos outros quanto de si próprio.  

domingo, 8 de dezembro de 2019

Um jantar de amigos

No passado Sábado cumpriu-se mais uma tradição que já leva 10 anos, uma jantarada de natal envolvendo gente do Comércio.
Durante a minha passagem pela ACCCRO (Associação Comercial), transformámos este jantar em Gala Empresarial, ao fim de 6 anos de mandato, este encontro regressou às origens e perdeu a “pompa e circunstância”.
Como ontem disse, para mim é um privilégio ter amigos desta qualidade, e para o próximo ano lá estaremos de novo, e já agora se faltar alguém que não seja eu.   





















domingo, 1 de dezembro de 2019

Os Galegos ou o 1º de Dezembro?

O meu antigo professor e amigo, Sá Lopes, perguntava se sem a Restauração, ainda seriamos Galegos?
A esta pergunta ninguém saberá responder, em qualquer dos casos como nunca morri de amores por espanhóis, estou agradecido aos 120 conspiradores que na manhã de 1 de dezembro de 1640, invadiram o Paço da Ribeira, em Lisboa, para acabar com o domínio Espanhol, representado por Miguel de Vasconcelos.   
Mas ainda sobre a questão dos Galegos, se recuarmos até ao período que se segue ao Terramoto de lisboa, é impressionante a chegada de Galegos a Portugal, nomeadamente a Lisboa, onde ainda hoje se encontra descendentes desta imensa comunidade.
Para ilustrar este pequeno apontamento, aqui fica uma imagem do livro sobre o mesmo tema com ilustrações de Rafael Bordalo Pinheiro.  


domingo, 24 de novembro de 2019

As exposições na “Fiat”

Hoje “roubei” uma fotografia do álbum do Júlio Reis para recordar as exposições fantásticas que fazíamos, por alturas de maio.
A primeira foi realizada no edifício dos CTT, em 1975, e nos anos seguintes no stand da Fiat, onde hoje funciona a Giovani Gali e a Perfumaria Barreiros e Faria.
Grandes noitadas na preparação das exposições, que reunia coleções muito variadas, e tanta gente que se envolvia nisto.
O espírito do colecionismo foi desvanecendo, mas eu e mais alguns teimosos, continuamos a guardar recordações e fundamentalmente a cultivar amizades.


terça-feira, 19 de novembro de 2019

Está bonita a minha Rua

Aqui está uma foto para mostrar como está bonita a minha Rua, mas o que eu queria mesmo mostrar era a minha loja, Electro Lider onde se não encontrar o que quer, encontra pelo menos gente muito simpática e muito bem disposta, só por isso vale a pena a visita.

sábado, 16 de novembro de 2019

Está bonita a minha Cidade

Nos últimos 6 anos tive alguma responsabilidade nas iluminações de Natal, e este ano confesso que estava com alguma curiosidade para ver o que esta nova direcção da ACCCRO iria fazer, pois bem já vi e francamente gostei do que vi. Está bonita a minha cidade e julgo que o objectivo que nos propusemos há 6 anos, de promover a marca “Caldas” tem pernas para andar.