2019 está a chegar ao fim, é hora de fazer o “balanço”. A
passagem do ano sempre me agradou não tanto pelas festas, mas pelo sentimento
de deixar para trás algumas coisas menos boas e projectar um novo ano com bons
momentos para serem partilhados com a família e amigos.
Por isso ergo o meu copo de champanhe para desejar que cada
minuto de 2020 seja vivido com a alegria que desejas e que sejam 366 dias só de
coisas boas.
VIVA 2020
quinta-feira, 26 de dezembro de 2019
Vem aí um novo ano
sexta-feira, 20 de dezembro de 2019
Boas Festas
Este é um ritual que se repete ano após ano, mas é bom sinal,
e porque esta época é realmente simbólica, desejo a todos os meus amigos um
óptimo Natal com muita saúde na companhia das pessoas que mais gostam, e não se
esqueçam que o melhor presente debaixo da árvore é a presença de uma família feliz.
segunda-feira, 16 de dezembro de 2019
Presépios fantásticos
Esta segunda feira dei uma saltada às Gaeiras, mais
precisamente ao Convento de S.Miguel, para ver a tradicional exposição de presépios.
Oitenta expositores criaram cerca de 1800 presépio lindíssimos,
numa variedade de materiais que vão desde a madeira, ferro, joalharia, lã até
ás peças de cerâmica.
Como para estas coisas levo sempre a minha “Canon”, aqui
deixo algumas fotos desta minha visita.
…ah e já agora quando poderem visitem o Convento porque está
muito bem tratado com grande dedicação da Junta de freguesia.
domingo, 15 de dezembro de 2019
Rafael Bordalo Pinheiro – Um Português genial
Quem me conhece sabe que tenho um fascínio por Rafael
Bordalo Pinheiro, e sempre achei estranho que a cidade de Caldas da Rainha,
nunca lhe desse a importância merecida, nos últimos anos parece haver uma
inversão deste esquecimento e aos poucos vai lhe sendo dado o destaque que
merece.
Vem a propósito umas revistas que descobri, onde a figura do
mestre merece reportagem, onde a grandeza da sua obra é realçada.
Bordalo Pinheiro foi inventor do Zé Povinho, mas também jornalista
da gravura, cronista gráfico, ceramista, empresário (falido), cartoonista e um
grande republicano. Foi um homem que nasceu antes do seu tempo, tão destemido
quanto temido, tão provocador como carinhoso, em suma um humorista que soube
rir dos outros quanto de si próprio.
domingo, 8 de dezembro de 2019
Um jantar de amigos
No passado Sábado cumpriu-se mais uma tradição que já leva 10
anos, uma jantarada de natal envolvendo gente do Comércio.
Durante a minha passagem pela ACCCRO (Associação Comercial),
transformámos este jantar em Gala Empresarial, ao fim de 6 anos de mandato,
este encontro regressou às origens e perdeu a “pompa e circunstância”.
Como ontem disse, para mim é um privilégio ter amigos desta
qualidade, e para o próximo ano lá estaremos de novo, e já agora se faltar
alguém que não seja eu.
domingo, 1 de dezembro de 2019
Os Galegos ou o 1º de Dezembro?
O meu antigo professor e amigo, Sá Lopes, perguntava se sem
a Restauração, ainda seriamos Galegos?
A esta pergunta ninguém saberá responder, em qualquer dos
casos como nunca morri de amores por espanhóis, estou agradecido aos 120
conspiradores que na manhã de 1 de dezembro de 1640, invadiram o Paço da Ribeira,
em Lisboa, para acabar com o domínio Espanhol, representado por Miguel de
Vasconcelos.
Mas ainda sobre a questão dos Galegos, se recuarmos até ao período
que se segue ao Terramoto de lisboa, é impressionante a chegada de Galegos a Portugal,
nomeadamente a Lisboa, onde ainda hoje se encontra descendentes desta imensa
comunidade.
Para ilustrar este pequeno apontamento, aqui fica uma imagem
do livro sobre o mesmo tema com ilustrações de Rafael Bordalo Pinheiro.
domingo, 24 de novembro de 2019
As exposições na “Fiat”
Hoje “roubei” uma fotografia do álbum do Júlio Reis para recordar
as exposições fantásticas que fazíamos, por alturas de maio.
A primeira foi realizada no edifício dos CTT, em 1975, e nos
anos seguintes no stand da Fiat, onde hoje funciona a Giovani Gali e a Perfumaria
Barreiros e Faria.
Grandes noitadas na preparação das exposições, que reunia
coleções muito variadas, e tanta gente que se envolvia nisto.
O espírito do colecionismo foi desvanecendo, mas eu e mais
alguns teimosos, continuamos a guardar recordações e fundamentalmente a cultivar
amizades.
terça-feira, 19 de novembro de 2019
Está bonita a minha Rua
Aqui está uma foto para mostrar como está bonita a minha Rua, mas o que
eu queria mesmo mostrar era a minha loja, Electro Lider onde se não encontrar o
que quer, encontra pelo menos gente muito simpática e muito bem disposta, só
por isso vale a pena a visita.
sábado, 16 de novembro de 2019
Está bonita a minha Cidade
Nos últimos 6 anos tive alguma responsabilidade nas iluminações de Natal,
e este ano confesso que estava com alguma curiosidade para ver o que esta nova
direcção da ACCCRO iria fazer, pois bem já vi e francamente gostei do que vi.
Está bonita a minha cidade e julgo que o objectivo que nos propusemos há 6
anos, de promover a marca “Caldas” tem pernas para andar.



















