domingo, 23 de junho de 2019

Um urbanismo de bom gosto

Os Ingleses, que ultimamente, com a história do Brexit, tem tido um comportamento terceiro mundista são, no entanto, um povo com bom gosto.
Estas fotos mostram como o urbanismo é levado a sério, em terras de sua majestade.  








sábado, 22 de junho de 2019

Coisas de colecionador

Hoje foi dia de organizar os Boletins da ACCCRO e da CMCR. ….Coisas de colecionador.






sábado, 15 de junho de 2019

Hoje foi dia do 1º Sargento Roque fazer a prova de vida

O nosso “Primeiro” continua de pedra e cal e fazer ver aos mais novos que continua para as curvas…bem já são umas curvas mais apertadas, mas lá vai andando.
Hoje aproveitando uma passagem pelas Caldas dos meus amigos Mota e Carlos Silva, fomos fazer uma almoçarada e claro que o Roque lá estava, já agora envia um grande abraço para todos os companheiros do Batalhão de Cavalaria 8322-74.  

segunda-feira, 10 de junho de 2019

O Zé Povinho faz anos

"Nasceu com o 5º número da revista A Lanterna Mágica, de 12 de Junho de 1875. Em 1879, com o lançamento do novo jornal "O António Maria" (Primeira Série), apesar de analfabeto, surge com uma presença constante que ridiculariza os factos nacionais.
Zé Povinho espalha indiscriminadamente todo o seu fôlego satírico, ilustrando o catálogo da vida nacional, política e social, e das suas incongruências."
Agora o Zé está mais crescido, pela mão do António e de outros cartoonistas já é um cidadão da Europa, e certamente o seu criador Rafael Bordalo Pinheiro está muito satisfeito.
Esta data irá passar despercebida na cidade porque a Livraria 107 da minha amiga Isabel Castanheira, já não está lá para nos lembrar deste aniversário.

domingo, 2 de junho de 2019

Um Comércio levado a sério

Na semana que passou fui até Londres visitar a “minha rapaziada” e claro aproveitei o tempo para conhecer melhor uma grande cidade.
Bem sei que a dimensão da capital britânica não é comparável com o nosso burgo, mas ainda assim vale a pena pôr os olhos nestas fotos de algumas lojas da zona de Chelsea, onde o culto pelas flores é simplesmente fabuloso. A King´s Road (Julgo que é este o nome da avenida principal), tem centenas de lojas e em todas elas as flores são o tema de decoração.













quinta-feira, 30 de maio de 2019

Uma visita a Stamford Bridge

Como se pode ver eu estou sempre em cima do acontecimento. Fotos tiradas na tarde em que o Chelsea conquistou a Taca UEFA frente ao Arsenal.









terça-feira, 7 de maio de 2019

As Cavacas das Caldas na final das Maravilhas da Doçaria

A ACCCRO, sempre na frente na projecção da “Marca Caldas” apresentou a concurso das “7 Maravilhas dos Doces de Portugal” dois produtos Caldenses, o Pastel Bordalo, uma criaçao que dá os primeiros passos na arte da doçaria e as Cavacas das Caldas que pela sua provecta idade dispensa apresentação.
Num universo de 907 concorrentes, o Pastel Bordalo ficou pela segunda fase, enquanto as cavacas foram apuradas para a fase final, e diria com inteira justiça, porque é um produto que faz parte do melhor e mais tradicional da gastronomia da região.
Segundo reza a história a sua confecção teve origem na Fanadia de onde eram naturais as manas Rosalina e Gestrudes Carlota conhecidas pelos seus dotes de doceiras em Lisboa na corte do Rei D. Carlos.
Com a queda da Monarquia em 5 de Outubro de 1910, as senhoras voltaram ás suas origens e ao fabrico das Cavacas e Beijinhos que vendiam junto ao Hospital Termal, tornando estes produtos numa imagem identificativa da cidade.
Por tudo isso está na altura de prestar homenagem as estas doceiras de excelência e a melhor forma de o fazer é votar nas nossas cavacas neste concurso que a RTP irá promover.

domingo, 21 de abril de 2019

Onde estavas no 25 de Abril?

Como o tempo passa. Quarenta e cinco anos já nos separam daquela madrugada inesquecível para a minha geração, que viveu intensamente a “Revolução dos Cravos” bem como o período do PREC (Processo Revolucionário em Curso)
Respondendo à pergunta “onde estavas no 25 de Abril”, recordo que estava na tropa no Quartel de Paço de Arcos e curiosamente estava de “Sargento de Piquete”.
Fui alertado para o movimento por volta das cinco da manhã e lembro-me que tive perfeita consciência que a vida das pessoas se transformaria a partir daquele dia.
Para ilustrar este post utilizei uma gravura com o título de “O MFA guiando o povo Português” de Peter Gray, a partir de Eugene Delacroix e agora publicado no Centro de Documentação 25 de Abril.
Estas imagens empolgantes já desapareceram e os ideais de Abril também.....
Ficou uma sociedade cinzenta que acha tudo normal e até o direito à indignação se perdeu.

domingo, 7 de abril de 2019

Uma volta na Covilhã

Abril é mês de encontros do “MFA” e assim a minha “Pandilha” marcou presença na Covilhã.
Com o decorrer dos anos já teci vários comentários sobre este grupo fabuloso, mas nunca é demais frisar que não há malta como esta.
Este ano o grupo teve algumas ausências, mas por vezes a vida tem circunstâncias que não permitem a reunião de toda a gente, mas mesmo não estando presentes fisicamente estão em espírito.
Este ano a chuva e a neve também resolveram aparecer, mas como dizíamos há 45 anos, chuva civil não molha militar. Em agosto voltamos à carga e desta vez em Caldas da Rainha, para comemorar os 90 anos do “Meu Primeiro”.






sábado, 16 de março de 2019

16 de Março – A Revolta das Caldas

Hoje fui à Escola de Sargentos (ex  RI5), assistir ás comemorações dos 45 anos do 16 de Março. Fui e gostei muito por várias razões, uma delas é que me transportou para uma época onde a minha geração não foram meros figurantes, mas actores de verdade.
Já escrevi várias vezes que esta é uma data importante porque colocou as Caldas da Rainha na rota da luta pela democracia em Portugal.
Depois de algumas palavras sobre o acontecimento e outras de circunstância, fomos guiados numa visita pelo quartel e como é obvio nestes 45 anos muita coisa mudou.
Nesta visita não resisti a fotografar uns magníficos desenhos na parede de uma caserna.
Obrigado a todos os que me proporcionaram uma manhã de Sábado que me fez muito bem à alma.






quarta-feira, 13 de março de 2019

16 de Março – A Revolta das Caldas

'Reina a ordem no País' disse Marcelo Caetano a 28 de Março de 1974, na sua derradeira 'Conversa em Família', na RTP. Saiu-lhe caro. Quarenta dias após o 'Golpe das Caldas', a Revolução de 25 de Abril derrubava o regime absolutista. Reinava a ordem da liberdade.
…"Céu cinzento. Sábado. Meia-noite. 16 de Março 1974. Virgílio Varela, o então novato capitão do Movimento das Forças Armadas (MFA) detém o segundo-comandante do Regimento de Infantaria 5 (RI5) das Caldas da Rainha. Os camaradas Rocha Neves e Silva Carvalho aparecem, neutralizam a direcção da unidade. O comandante acorda. Mal larga a cama é preso.
Quatro da amanhã. O troço de soldados em linha comandada pelo capitão Armando Marques Ramos atravessa os portões do aquartelamento do R15, e inicia a marcha rumo a Lisboa. Os trinta e três oficiais, e mais de duzentos soldados, querem derrubar a ditadura mais teimosa da Europa.
O velocímetro não impõe milagres; 40 km/hora era o máximo que as máquinas bélicas suportavam. Mesmo assim, às seis da manhã, alcançam a capital. A três quilómetros das portagens de Sacavém deparam-se com um golpe totalmente distinto do almejado. Dentro de um Mini, os majores Casanova Ferreira e Manuel Monge trazem novidades. Péssimas; para darem meia-volta e voltar para o lugar de onde tinham vindo. Razões? Falta de planeamento e de comunicação." 
Pessoalmente julgo que a autarquia nunca valorizou este acontecimento, mas o ano passado fez “mea culpa” e inaugurou um monumento junto à Escola de Sargentos