Continuando à volta da minha estante, hoje trago um livro
que foi publicado pelo PH em 1999 da autoria de José Augusto Pimentel, que é um
excelente contributo para a história das oficinas de Automóveis nas Caldas da
Rainha.
Além da pesquisa meticulosa das oficinas, conta-nos também
que o primeiro automóvel nas Caldas foi comprado pelo Sr. Fernando da Silva
Duarte “O Barateiro”, que naquele tempo tinha uma loja na Rua de Camões.
O dito carro tinha a marca PEACHAROV (Sait Etiénne) e foi
comprado em 1905 por 800§00.
Para que os Caldenses tivessem o prazer de o ver, todos os
dias era exposto na Rua Heróis da Grande Guerra, junto à casa onde foi a
Livraria 107.
Segundo os relatos da época, os caldenses ali acorriam para
o ver, como se fosse um extraterrestre.
sábado, 26 de janeiro de 2019
Um livro muito interessante
domingo, 20 de janeiro de 2019
Um livrinho de 1939
Nestes domingos chuvosos, nada melhor do que dar uma volta
por alguns livros que estão na prateleira há algum tempo.
Hoje venho aqui partilhar convosco algumas imagens deste
exemplar de 1939, sobre a minha Escola, que tem a particularidade de ter nas
suas páginas publicidade de algumas firmas caldenses da época.
domingo, 13 de janeiro de 2019
Casa Martins Pereira
O meu amigo, de há muitos anos, Orlando Santos, sabendo da
minha maluquice em guardar “coisas das Caldas”, um destes dias, ao visitar o Mercado
da Ribeira, descobriu uma Letra da Casa Martins Pereira.
Não há muita informação sobre os Bancos e Casas Bancárias
dos anos 20/30, mas segundo julgo saber por esta altura existia nas Caldas o:
Banco Industrial Português – Praça da República
Banco Espírito Santo – Praça da República
Banco Internacional do Comercio – Rua Cândido dos
Reis
Casa M.A. Martins Pereira na Rua Heróis da Grande
Guerra
Em qualquer dos casos aqui fica a famosa Letra do Martins
Pereira, bem com alguns anúncios publicados em 1923 e claro o agradecimento ao
Orlando Santos.
domingo, 6 de janeiro de 2019
Bandas e Ranchos
O Natal já lá vai e o Ano Novo também já entrou, e para
começar este 2019, que espero que seja de muita saúde para todos, deixo aqui
algumas considerações sobre um livro que o pai natal me ofereceu.
Mais do que recordar, dar a conhecer, ou recriar, perpetua-se a memória colectiva de um povo que são já parte integrante das nossas vidas e merecem a nossa admiração porquanto são estruturantes da vida social e cultural local. mas também na Formação musical que, voluntariamente e de forma desinteressada, é desenvolvida.
sexta-feira, 28 de dezembro de 2018
Bom ano de 2019
sexta-feira, 21 de dezembro de 2018
domingo, 16 de dezembro de 2018
O Mundo das Árvores
As Escolas e Jardins de Infância, responderam com muita criatividade
à iniciativa da ACCCRO – Associação empresarial, e trouxeram para a rua toda a
magia que o Natal encerra.
domingo, 2 de dezembro de 2018
domingo, 25 de novembro de 2018
O Natal está a chegar
As iluminações aí estão para anunciar esta quadra
fantástica. Muitos dirão que isto são ideias de uma sociedade que procura o
consumo desenfreado, mas filosofias à parte é também nesta época do ano que as famílias
estão mais próximas.
Quanto às iluminações…bem um dia eu conto as peripécias que
alguns empresários do ramo nos pregaram, a nós ACCCRO, mas o que interessa
mesmo é que a cidade está e ainda ficará mais bonita.
Que seja uma quadra feliz para todos.
sexta-feira, 23 de novembro de 2018
Os meus amigos na Gala Empresarial da ACCCRO
Este Encontro, transformado em Gala Empresarial desde 2013,
além da pompa do nome é um pretexto para
estar com os amigos e assim aconteceu, no meu último ano na direcção da ACCCRO,
convidei estes amigos para partilharem comigo este momento que assinala também
os 116 anos desta Associação. que teve na sua origem Rafael Bordalo Pinheiro,
uma figura incontornável na história da cidade.
Esta foi a mesa Saurimo, para a maioria dos meus amigos o
nome não diz nada para nós teve um significado especial.
domingo, 11 de novembro de 2018
O Bordado das Caldas
Neste livro de Mário Tavares com a preciosa colaboração da D.
Idalina Lameiras, descobri que o Bordado das Caldas teve a sua origem “ao tempo
em que a Rainha D.Leonor, pessoalmente, dirigia serões de agulha a que acorriam
senhoras da sua vila que principiava”
Esses bordados eram depois vendidos nas arcadas do Hospital
Real em dias festivos e de feiras.
Dizem os apreciadores que este bordado de linha cor de
canela é “D’um sabor leve e agradável que parecem pratos de arroz doce
enfeitados.
domingo, 4 de novembro de 2018
Como eu gostava de uma boa “Coboiada”
Deste de miúdo que tenho o espírito do colecionismo, por isso
tenho grande dificuldade em desfazer-me de peças que para mim são interessantes
e provavelmente para a maioria das pessoas é lixo, mas sou assim e não há nada
a fazer.
Estes são alguns exemplos, mas o Mundo de Aventuras e o Falcão com as aventuras do Major Alvega são inesquecíveis.
domingo, 21 de outubro de 2018
Igreja Nossa Senhora da Conceição
Este Postal editado pela Havanesa das Caldas em 1952,
mostra-nos a Igreja Nossa Senhora da Conceição.
Aqui também se publica a brochura do programa da inauguração.
domingo, 30 de setembro de 2018
A Foz do Arelho na Lenda e na História
Para terminar o fim de semana, nada melhor do que uma
leitura sobre a história da Foz do Arelho.
Livro curioso de Jaime Umbelino, um Torreense nascido na
Foz, que neste livro tem “ um punhado de apontamentos, de caracter evocativo,
sem pretensões literárias, e que tem como finalidade dar uma ajuda a qualquer Focence
que, um dia, se encha de brio e de
coragem para o fazer”
domingo, 23 de setembro de 2018
Futebol de Salão
Como curiosidade, note-se o facto de algumas empresas participantes já não fazerem parte do tecido empresarial da cidade.
domingo, 16 de setembro de 2018
Os Bombeiros das Caldas completaram 123 Anos
Por iniciativa de Ernesto Botelho Moniz, Eduardo Barbosa,
Eduardo Gonçalves Neves, Artur Ferreira Neto e Henrique Sales Henriques, esta
associação viu os seus estatutos aprovados em 14 de Setembro de 1895 pelo
Visconde de S.Sebastião, ao tempo Governador Civil do Distrito de Leiria, isto depois
de um período que foi muito marcante devido ao grande incêndio ocorrido no
Porto no Teatro “Baquet”, em 20 de Março de 1888, onde morreram mais de 130
pessoas, e após o acidente marítimo do Roumania, a sociedade Caldense e as suas
principais figuras, começaram a movimentar-se no sentido de se encontrar uma
solução humanitária que pudesse socorrer as populações indefesas em caso de
semelhantes catástrofes.
Muito se tem falado na profissionalização ou não deste tipo de actividade. Pessoalmente julgo que este é um passo fundamental, embora o voluntariado tenha o seu espaço seja importantissimo no auxílio às populações.
Por tudo isso aqui deixo os parabéns “aos meus vizinhos” com votos de longa vida.
domingo, 9 de setembro de 2018
Nova Vida
Na verdade o meu Sporting é enorme, resiste a tudo, até a um
Presidente que foi importante numa fase difícil, e teve o Sporting aos seus pés,
mas que a partir de Março deste ano foi traído por ele próprio, traído pelo seu
ego. traído pela sua "loucura". Foi o seu pior inimigo.
Mas isto é passado e depois deste período muito difícil, cá
estamos de novo, Com Varandas ou Benedito eu quero é que o Sporting ganhe para “chatear”
a cabeça aos meus amigos Benfiquistas e Portistas.
Saudações Leoninas.
segunda-feira, 3 de setembro de 2018
Morreu o Herminio de Oliveira
Embora fosse de uma geração mais velha do que a minha, era um
amigo por quem tinha grande admiração, com uma memória prodigiosa, uma
autêntica enciclopédia das Caldas.
Recorri a ele para me esclarecer sobre alguns assuntos e a
paixão que ele punha nas suas descrições era admirável.
Teve uma vida cheia, Alfaiate, Político, Alfarrabistas, Radialista,
Escritor… eu sei lá que mais.
Para a Família vai o meu abraço de solidariedade.
domingo, 2 de setembro de 2018
Um Agosto animado
O Agosto chegou ao fim, e com ele uma animação que já habitual.
Ele foi a Praia, foi uma almoçarada com os “camaradas do MFA”,
uma inédita e agradável reunião com os primos, a feira dos Frutus, a férias com
os Netos, que este ano meteu uma visita aos dinossauros, uma sardinhada com os
amigos e outros tantos momentos que fazem sempre muito bem à alma.
Para o ano há mais, haja saúde, que vontade não me falta.
domingo, 12 de agosto de 2018
Encontro em Tancos
Não há um grupo de Amigos como este. No Sábado passado
cumpriu-se mais um encontro da “Pandilha”, Tancos, à beira do Tejo, foi o cenário
para mais uma almoçarada dos “Furrieis da CCS”, e não só, e a coisa promete
continuar. Já ficou agendado para a Covilhã a próxima reunião de trabalho, lá
mais por altura da Páscoa.
domingo, 5 de agosto de 2018
Os Primos
Ontem na comemoração dos setenta anos do meu irmão, tive a
oportunidade de concretizar um velho sonho, juntar os descendentes da “Tia
Alice costureira e do Ti Tóino Galhetas do Painho”, e o que foi mais saboroso,
é que ao contrário do que costuma acontecer, o encontro não aconteceu num
funeral.
Gostei de ver Guida que continua uma apaixonada pela
fotografia, o Helder e o seu mano Carlos um “americano” que não consegue esquecer
a Sobrena.
Que dia bem passado, um dia destes vamos voltar a
encontrar-nos porque a vida é feita das pequenas coisas que fazem muito bem à
alma.
domingo, 29 de julho de 2018
A minha veia fadista, ou um projecto da Isabel Castanheira
Esta fotografia que tirei à
poucos dias no Rossio em lisboa, faz-me lembrar um projecto que a minha amiga
Isabel Castanheira, persegue há anos e que eu apoio de alma e coração, que
passa pela colocação de uma estátua de Rafael Bordalo Pinheiro num local onde o
comum das pessoas se pudessem fotografar junto do mesmo.
Sinceramente não sei quais os
custos que isto envolvia, mas que era um excelente cartão de visita da Cidade,
lá isso era.
domingo, 15 de julho de 2018
Boa gente nos 50 anos do Pedro
Neste Domingo, mais uma almoçarada, não há colesterol que
resista...pois é, o Pedro Pinto fez anos e fomos até à Lareira para comemorar o
evento, boa comida, companhia de excelência, em suma um bocado bem passado, o
reencontro fica marcado para a comemoração dos sessenta, e como costumo dizer
se faltar alguém que não seja eu.
domingo, 8 de julho de 2018
Grande Grupo de colecionadores
Eu não sei se o colecionismo é “coisa de velhos”, o que sei
é que tenho algumas saudades das tertúlias que se faziam tendo como mote as
colecções.
Lembro o grupo da Biblioteca, ainda nos Pavilhões do Parque,
o grupo de colecionismo dos Pimpões e o Grupo dos Pelicanos que até ganhou
forma jurídica, como se constata nesta foto acabadinhos de sair da Conservatória.
Quem sabe se um dia destes vamos voltar a mostrar o que nos dá prazer colecionar.
domingo, 1 de julho de 2018
A Magia de Tavira
Num fim de semana, curto, por terras do Sul, a visita a
Tavira é obrigatória, Não sei porquê, mas é um local com alguma magia, aliás
todas as cidades que têm rio exercem sobre mim um poder de atração enorme.

















































